China e UA renovam parceria
Tecnologia agrícola moderna em África
Adis Abeba - A China e a Comissão da União Africana (UA) renovaram a sua parceria na sexta-feira para promover tecnologia agrícola moderna e sistemas agroalimentares resilientes em África.
Ao discursar no evento "Conheça a China na África", realizado num centro de demonstração de agricultura urbana em Adis Abeba, capital da Etiópia, Jiang Feng, chefe da Missão Chinesa na UA, afirmou que a cooperação agrícola constitui um pilar fundamental da cooperação mutuamente benéfica entre a China e a África.
“A assistência técnica agrícola e a transferência de tecnologias agrícolas avançadas da China enriqueceram as sacas de grãos e as cestas de vegetais do povo africano e melhoraram para o avanço constante da modernização agrícola na África”, disse Jiang.
A tecnologia destacou que a China distribuiu mais de 20 centros de demonstração de agricultura e promoveu mais de 300 tecnologias agrícolas na África, beneficiando mais de 1 milhão de pequenos agricultores.
Observando que a China também invejou mais de 500 especialistas agrícolas para a África e ofereceu treinamento para quase 9.000 talentos agrícolas, Jiang afirmou que a China continuará apoiando o esforço de modernização da África para melhorar o bem-estar de sua população, garantindo a segurança alimentar.
Patience Mhuriro-Mashapa, especialista em agricultura e segurança alimentar da Comissão da UA, elogiou a parceria inabalável da China com a África, particularmente por meio de numerosos programas de treinamento e capacitação.
"A agricultura modernizada pode redimir a África da segurança alimentar perpétua. As melhores práticas que a China está promovendo estão alinhadas com as aspirações da Agenda 2063 da UA e com a visão do Programa Integrado de Desenvolvimento Agrícola da África de construir um sistema agroalimentar sustentável", afirmou ela.
Ela acrescentou que o apoio da China ao desenvolvimento agrícola moderno da África fortaleceu significativamente as habilidades, aprimorou a capacidade institucional e incentivou o intercâmbio de conhecimento no setor.
Os especialistas agrícolas chineses no centro de demonstração introduziram novas tecnologias agrícolas, forneceram insumos e modernizaram as infraestruturas agrícolas para as comunidades locais, de acordo com Melese Anshebo, vice-comissária do Departamento de Agricultores e Desenvolvimento da Agricultura Urbana da Administração Municipal de Adis Abeba.