Uganda afirma ter chegado a acordo com os EUA para receber pessoas que podem não se qualificar para asilo
O país da África Ocidental tem quase dois milhões de refugiados e pessoas solicitantes de asilo
247 - O governo de Uganda informou na quinta-feira (21) que firmou um acordo com os Estados Unidos para receber cidadãos de países terceiros que, apesar de não se qualificarem para asilo nos EUA, relutam em retornar aos seus países de origem.
Aliado dos EUA na África Oriental, Uganda tem quase dois milhões de refugiados e pessoas solicitantes de asilo, em sua maioria provenientes da República Democrática do Congo, Sudão do Sul e Sudão.
De acordo com uma declaração do secretário permanente do Ministério das Relações Exteriores ugandês, Vincent Bagiire Waiswa, tratam-se de medidas temporárias, com condições claras: não serão aceitos indivíduos com antecedentes criminais nem menores desacompanhados. Uganda manifestou preferência por receber migrantes de nacionalidades africanas.
Waiswa destacou que os dois países "estão trabalhando nos detalhes sobre como o acordo será implementado". Ele também lembrou que, na véspera, outro representante do Ministério das Relações Exteriores havia negado a existência de qualquer acordo, citando a falta de infraestrutura para acolher essas pessoas (com Reuters).