HOME > Sul Global

Sob o comando de Dilma, NDB celebra dez anos, ganha dois novos membros e um novo vice-presidente

Banco criado pelos BRICS admite Colômbia e Uzbequistão, define diretrizes estratégicas e anuncia Rússia como sede da próxima reunião anual

Reunião anual do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB). Rio de Janeiro - RJ (Foto: Ricardo Stuckert / PR)
Redação Brasil 247 avatar
Conteúdo postado por:

247 - Sob o tema “Impulsionando o Desenvolvimento: Fomentando Inovação, Cooperação e Impacto através de um Banco Multilateral para o Sul Global”, o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, na sigla em inglês) realizou, na última sexta-feira (5), a Sessão de Negócios de sua 10ª Reunião Anual, presidida pelo ministro da Fazenda do Brasil, Fernando Haddad, atual presidente do Conselho de Governadores da instituição.

Fundado pelos países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), o NDB celebrou uma década de atuação com anúncios estratégicos que reforçam sua presença global e seu papel como ferramenta de financiamento do desenvolvimento sustentável no Sul Global. A presidente da instituição é a ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff, que tem conduzido a ampliação de alianças e o fortalecimento institucional do banco.

Ampliação da membresia

Um dos principais anúncios do encontro foi a admissão formal da Colômbia e do Uzbequistão como membros mutuários do NDB. Com essa decisão, o banco amplia sua base de atuação e consolida sua missão de financiar infraestrutura e projetos sustentáveis em economias emergentes.

A entrada dos dois países ocorre no contexto de uma estratégia de diversificação e fortalecimento do banco, que busca acolher mais nações interessadas em alternativas ao sistema financeiro internacional dominado pelas instituições ocidentais.

Nomeação e liderança rotativa

Durante a sessão, foi aprovado o nome de Roman Serov como novo vice-presidente do NDB, com mandato de cinco anos, de 7 de setembro de 2025 a 6 de setembro de 2030. Serov assumirá responsabilidades centrais na implementação da estratégia geral da instituição, que também foi debatida e revisada pelos governadores.

Além disso, o ministro das Finanças da Rússia, Anton Siluanov, foi eleito presidente do Conselho de Governadores para o próximo ciclo, enquanto a ministra das Finanças da Índia, Nirmala Sitharaman, assumirá a vice-presidência do Conselho. Ambos permanecerão em seus cargos até a 11ª Reunião Anual, que ocorrerá em 2026 na Rússia, conforme decisão consensual do Conselho.

Participação multilateral

A reunião contou com a presença de ministros e representantes de alto escalão dos países-membros do banco. Além de Fernando Haddad, participaram:

• Anton Siluanov (Rússia) • Nirmala Sitharaman (Índia) • LAN Fo’an (China) • David Masondo (África do Sul) • Md. Shahriar Kader Siddiky (Bangladesh) • Mohamed Bin Hadi Al Hussaini (Emirados Árabes Unidos) • Atter Hannoura (Egito)

Esse corpo diverso de governadores reforça o compromisso do banco com a cooperação Sul-Sul e sua ambição de moldar uma arquitetura financeira multipolar, mais equitativa e centrada nas necessidades das nações em desenvolvimento.

Sobre o NDB

Criado em 2015, o Novo Banco de Desenvolvimento tem como missão mobilizar recursos para projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável em países do BRICS e outras nações em desenvolvimento. Sua atuação busca complementar os esforços de instituições financeiras multilaterais tradicionais, oferecendo soluções adaptadas às realidades e prioridades do Sul Global.

Com uma década de trajetória, o banco já desembolsou bilhões de dólares em investimentos e se posiciona como um agente-chave na promoção do crescimento inclusivo e da transição verde em países emergentes.

Com a ampliação da base de membros, a renovação da liderança e o reforço do seu mandato estratégico, o NDB se prepara para uma nova fase de protagonismo no cenário financeiro internacional.

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

Relacionados

Carregando anúncios...
Carregando anúncios...