Moscou compartilhará experiência em transporte fluvial com São Paulo
O curso sobre sistemas de transporte inteligente foi organizado para especialistas brasileiros
247 - O governo de Moscou e a prefeitura da cidade de São Paulo assinaram um memorando de parceria mútua. A informação foi divulgada pela assessoria de imprensa do Complexo de Transporte de Moscou. A reportagem é da TV BRICS.
O principal foco da cooperação será o desenvolvimento do transporte fluvial ecológico. As partes planejam trocar experiências, criar iniciativas conjuntas e desenvolver um projeto piloto de embarcação elétrica para o transporte de passageiros em São Paulo.
"Nesse momento, para nós, é importante trazer a experiência de Moscou no transporte hidroviário. Esse memorando está especificamente focado no transporte", afirmou a secretária municipal de Relações Internacionais da cidade de São Paulo, Ângela Vidal Martins Gandra.
De acordo com a assessoria, Moscou está pronta para compartilhar seus conhecimentos: o transporte fluvial elétrico da capital russa já está em operação há dois anos e é popular entre moradores e turistas.
"Conhecendo o dia a dia do transporte público, em especial de aquático, tenho certeza de que essa parceria trará muitos frutos", destacou o secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte da Prefeitura de São Paulo, Rafael Toniato.
Além disso, um curso de formação sobre sistemas inteligentes de transporte foi organizado para especialistas brasileiros, incluindo uma visita a pontos-chave da infraestrutura de transporte de Moscou.
"A conversa com colegas de gestão de transporte nos convenceu de que as inovações implementadas em Moscou podem fazer uma grande diferença na cidade de São Paulo", acrescentou o coornenador para a cooperação no desenvolvimento sustentável das cidades, João Paulo de Oliveira.
Anteriormente, programas semelhantes foram realizados para representantes do Quirguistão, Uzbequistão e Iraque.

