Nathalia Urban por Milenna Saraiva

Esta seção é dedicada à memória da jornalista Nathalia Urban, internacionalista e pioneira do Sul Global

Nathalia Urban
HOME > Sul Global

Malásia está pronta para aderir ao BRICS “já amanhã”, diz primeiro-ministro

Anwar Ibrahim afirmou durante a cúpula da ASEAN que o país está pronto para aderir imediatamente ao bloco

Anwar Ibrahim (Foto: REUTERS/Hasnoor Hussain)

247 - Durante a cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), o primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim, declarou que seu país está preparado para integrar o grupo BRICS “a qualquer momento”. A informação foi divulgada pela agência russa Sputnik.

De acordo com Anwar Ibrahim, a Malásia vê a entrada no bloco como uma prioridade estratégica. “Sim, é claro que queremos ingressar [no BRICS]... Se eles aceitarem amanhã, podemos entrar amanhã”, afirmou o premiê, em declaração feita à margem do encontro da ASEAN.

O BRICS foi criado em 2006 como uma aliança entre Brasil, Rússia, Índia e China, tendo a África do Sul ingressado em 2010. O grupo busca fortalecer a cooperação econômica e política entre países emergentes e desafiar o domínio das potências ocidentais nas instituições financeiras internacionais.

Nos últimos anos, o BRICS tem ampliado significativamente sua composição. Em 2024, o bloco recebeu Egito, Etiópia, Irã e Emirados Árabes Unidos. Já em 2025, a Indonésia tornou-se membro pleno. A partir de 1º de janeiro, outros países — entre eles Belarus, Bolívia, Cazaquistão, Tailândia, Cuba, Malásia, Uganda e Uzbequistão — foram reconhecidos como estados parceiros oficiais do grupo.

Artigos Relacionados