HOME > Sul Global

Lula diz que levará "mutirão" ao dicionário do Sul Global

"‘Mutirão’ para acabar com guerra, com a matança na Faixa de Gaza. ‘Mutirão’ para fazer muitas coisas”, afirmou o presidente em evento do SUS

Lula em visita ao Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu neste sábado (13), em Brasília, durante o Mutirão Nacional para Redução das Filas do SUS, que o conceito de “mutirão” ultrapasse as fronteiras do Brasil e seja incorporado pelo Sul Global como símbolo de cooperação coletiva. Em seu discurso, Lula destacou a origem indígena da palavra e falou em transformá-la em referência mundial para mobilizações conjuntas em diferentes áreas, incluindo a luta pela paz.

“‘Mutirão’ para acabar com guerra, ‘mutirão’ para acabar com a matança na Faixa de Gaza, ‘mutirão’ para fazer muitas coisas. A COP30 vai ser um ‘mutirão’”, declarou o presidente, ao ressaltar a importância da solidariedade como ferramenta de transformação social e política.

A força coletiva do “mutirão”

Lula explicou que a ideia de mutirão traduz um esforço conjunto capaz de superar desafios que, individualmente, seriam mais difíceis de enfrentar. Ele fez uma analogia com o futebol para ilustrar sua visão. Segundo o presidente, quando um jogador é expulso, o time fica enfraquecido, mas se os demais atletas derem “10% a mais de esforço”, a equipe consegue compensar a ausência. “O que estamos apontando para a sociedade brasileira? Que a fila [do SUS] tem jeito”, afirmou, ao agradecer médicos, enfermeiros, motoristas e funcionários engajados no mutirão do SUS.

De "multilateralismo" a "mutirão"

Em tom descontraído, Lula relembrou que já teve seu nome ligado à introdução de um termo na França. “Eu fui à França e fui homenageado na Academia Francesa de Letras porque coloquei a palavra ‘multilateralismo’. Eles não conheciam a palavra ‘multilateralismo’. Conheciam ‘multilateral’, mas o ‘ismo’ não tinha. Então podem dizer que o Lula foi na Academia Francesa de Letras colocar o ‘ismo’ lá”, brincou.

Agora, o presidente afirma que é hora de internacionalizar o termo de origem brasileira e indígena. “O Sul Global vai criar no dicionário mundial a palavra ‘mutirão’”, disse Lula, associando o conceito a uma agenda que inclui desde a paz no Oriente Médio até a cooperação em eventos globais, como a Conferência do Clima (COP30), que será realizada em Belém, no Pará, em 2025.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...