Agora Tem Especialistas amplia 200% o atendimento a cirurgias em hospital no Rio Grande do Sul
O Grupo Hospitalar Conceição, o maior complexo hospitalar 100% SUS do Sul, registrou crescimento de 202,5% no volume de cirurgias em apenas dois meses
247 - A estratégia nacional Agora Tem Especialistas, coordenada pelo Ministério da Saúde para reduzir o tempo de espera por cirurgias no Sistema Único de Saúde (SUS), começa a apresentar resultados expressivos no Rio Grande do Sul. O Grupo Hospitalar Conceição (GHC), o maior complexo hospitalar 100% SUS da região Sul, registrou crescimento de 202,5% no volume de cirurgias em apenas dois meses. O número de procedimentos saltou de 197 em maio para 596 em junho de 2025, após a implementação do chamado “terceiro turno” nos centros cirúrgicos.
Durante visita ao Hospital Fêmina, unidade do GHC em Porto Alegre especializada na saúde da mulher, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, acompanhou de perto os avanços e destacou a priorização de cirurgias oncológicas, ginecológicas, torácicas, além de exames diagnósticos em áreas como cardiologia e ortopedia. “Estamos priorizando cirurgias oncológicas, ginecológicas e torácicas, procedimentos de diagnóstico cardiológico e ortopédico — todas as áreas onde já conseguimos reduzir o tempo de espera”, afirmou o ministro.
Tempo de espera despenca e filas são zeradas - A ampliação do atendimento cirúrgico no GHC resultou na queda significativa do tempo de espera por diversos procedimentos. As cirurgias vasculares, por exemplo, passaram de 160 para 62 dias. Já as urológicas caíram de 70 para 34 dias. Também houve avanços nas áreas de mastologia, com redução de 50 para 38 dias, e oncologia, com espera diminuída de 32 para 28 dias.
“Aqui no GHC, por exemplo, tivemos um aumento de mais de 200% nas cirurgias eletivas e redução de filas, inclusive zerando a fila da oncologia de mama e da radioterapia na rede municipal de Porto Alegre”, celebrou Padilha.
No Hospital Fêmina, que passou a operar com terceiro turno a partir de junho, foram realizadas 2.824 cirurgias apenas no primeiro semestre, sendo 339 nos primeiros 45 dias da nova etapa.
Digitalização reduz faltas e melhora organização - Além da ampliação de horários, a digitalização dos processos de confirmação de consultas e exames contribuiu para os bons resultados. O envio de 27,7 mil mensagens via WhatsApp levou à queda do índice de faltas de pacientes de 23,5% para 17,6%, segundo o Ministério da Saúde.
O diretor-presidente do GHC, Gilberto Barichello, destacou os impactos da estratégia. “Nesse um mês de terceiro turno do programa Agora Tem Especialista, nós aumentamos o nosso volume cirúrgico eletivo. O sonho do presidente Lula também é o sonho do ministro Padilha e é o sonho do povo brasileiro de atender no tempo correto, oportuno, antes de agravar o seu problema de saúde”, disse.
Mais acesso na atenção primária e novos horários - O GHC também estendeu o funcionamento de suas 12 unidades básicas de saúde, agora das 7h às 18h, sem fechar ao meio-dia. A partir do dia 22, três delas passarão a funcionar até as 22h — nas unidades Conceição, Jardim Leopoldina e Parque dos Maias —, em linha com os objetivos do Agora Tem Especialistas, que busca reforçar a atenção primária e desafogar a atenção especializada.
Hospital Fêmina será ampliado com obra humanizada - Durante a agenda em Porto Alegre, o ministro Padilha participou de um ato simbólico de início das obras de reforma da cozinha e do refeitório do Hospital Fêmina. O projeto envolve a revitalização do mezanino e subsolo, além da construção de um prédio anexo, com o objetivo de garantir melhores condições de trabalho para os profissionais e climatização em áreas do hospital. A medida reforça o compromisso com o cuidado humanizado aos pacientes.
Reconstrução do Mãe de Deus após enchentes - Padilha também visitou o hospital filantrópico Mãe de Deus, que integra a rede SUS no Rio Grande do Sul. O ministro percorreu áreas afetadas pelas enchentes de 2024 e conheceu os espaços já recuperados e os serviços prestados pela unidade.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: