Pimenta: ‘ingerência de Trump no Mais Médicos é inaceitável’
O parlamentar afirmou também que 'a família Bolsonaro nunca teve compromisso com o Brasil; seu pacto sempre foi com interesses estrangeiros'
247 - O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) criticou a decisão anunciada pelo governo Donald Trump de suspender os vistos para integrantes do programa Mais Médicos no Brasil. Com a decisão, os profissionais não poderão entrar nos Estados Unidos.
“A velha aliança Bolsotrump volta a atacar a soberania nacional. Em mais um ato de ingerência inaceitável, os Estados Unidos revogam vistos de autoridades brasileiras ligadas ao programa Mais Médicos: uma política que leva atendimento de saúde justamente a quem mais precisa”, escreveu Pimenta na rede social X.
“Essa ofensiva não é sobre justiça ou democracia: é sobre proteger Bolsonaro da prisão e enfraquecer instituições brasileiras. A família Bolsonaro nunca teve compromisso com o Brasil; seu pacto sempre foi com interesses estrangeiros e contra o povo que deveria defender”.
Ao comentar sobre a determinação, a chancelaria norte-americana afirmou que, pela forma como o programa é implementado em outros lugares fora de Cuba, viola “as sanções dos EUA” contra o país localizado na América Central. “Dezenas de médicos cubanos que atuaram no programa relataram ter sido explorados pelo regime cubano como parte do programa”, disse.
Mas a decisão do governo Trump faz parte de um pacote de sanções que já havia sido anunciado contra o Brasil e contra ministros do Supremo Tribunal Federal, por conta do inquérito da trama golpista envolvendo Jair Bolsonaro (PL). O aliado do presidente americano é réu na investigação, cumpre medidas cautelares e está em prisão domiciliar.
Os EUA anunciaram um tarifaço de 50% sobre as exportações brasileiras e a suspensão de vistos de ministros do STF para o território norte-americano.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Vote agora no Brasil 247 no iBest 2025
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: