TV 247 logo
      HOME > Sul

      Irã confirma ataque de Israel ao maior campo de gás do país

      Drone atingiu instalação estratégica de South Pars, vital para a produção e exportação de gás natural iraniano

      Campo de gás South Pars em chamas (Foto: Reprodução/X/@RT_com)
      Guilherme Levorato avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - Um ataque israelense atingiu neste sábado (14) a Fase 14 do campo de gás de South Pars, o maior do Irã, provocando um incêndio de grandes proporções em partes da instalação, segundo informações da agência Iran Wire.

      De acordo com a agência, bombeiros seguem combatendo o fogo na planta energética localizada na região sul do país. O campo de South Pars, compartilhado com o Catar, é vital para a produção e exportação de gás natural iraniano. Fontes locais e testemunhas oculares disseram que o ataque foi realizado com uma pequena aeronave semelhante a um drone.

      O bombardeio ao centro energético ocorre em meio a uma escalada de ataques coordenados por forças israelenses contra instalações industriais no Irã. No mesmo dia, fábricas nas cidades de Borujerd, Qazvin e Shiraz também foram alvo de mísseis. O governo iraniano determinou a suspensão de todos os voos nacionais diante da intensificação dos bombardeios.

      Resposta militar iraniana e paralisação das negociações nucleares - Como retaliação, Teerã lançou a operação “Promessa Verdadeira 3”, disparando centenas de mísseis contra alvos israelenses. Ao mesmo tempo, o Irã suspendeu as negociações sobre seu programa nuclear com os Estados Unidos.

      Em comunicado, a Guarda Revolucionária Iraniana (IRGC, na sigla em inglês) afirmou que os ataques miraram “centros militares e bases aéreas que foram a fonte da agressão criminosa contra nosso país” e também “centros industriais militares usados na produção de mísseis e outras armas empregadas em crimes contra as nações resistentes da região, especialmente o povo palestino e a oprimida Gaza”.

      Ainda segundo o comunicado da IRGC, “o inimigo, apesar das alegações de interceptação, falhou em conter as ondas de ataques com mísseis da República Islâmica do Irã”. A operação foi descrita como uma ação “realizada de forma poderosa e ofensiva, com a coordenação de todas as instituições e forças armadas da República Islâmica do Irã”, e executada “em resposta à ordem do Líder Supremo da Revolução Islâmica e Comandante-em-Chefe” e “à demanda do nobre povo do Irã”.

      Governo iraniano promete novas ofensivas - A porta-voz do governo iraniano, Fatemeh Mohajerani, afirmou que as ações militares contra Israel continuarão. “Foi necessário tomar uma ação punitiva em resposta ao ato terrorista e brutal do regime sionista”, declarou. Para Mohajerani, os ataques são “essenciais para restaurar nosso orgulho nacional e recuperar os direitos legítimos do nosso povo”.

      Os bombardeios deste sábado também deixaram mortos em várias províncias iranianas, incluindo crianças, ampliando o clima de tensão no Oriente Médio. 

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...