Gleisi: ‘há muitos indícios de que Bolsonaro pode tentar fugir do país’
A presidente do PT afirmou também que o político da extrema-direita 'não apresentou convite formal para a posse de Donald Trump porque nunca foi convidado'
247 - A presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), publicou nesta quinta-feira (16) uma mensagem alertando que Jair Bolsonaro (PL) pode tentar fugir do Brasil.
“Vamos falar a verdade: Bolsonaro não apresentou convite formal para a posse do novo presidente dos Estados Unidos porque nunca foi convidado, né!? E indícios de que ele pode tentar fugir do país temos de sobra: o inelegível está sem passaporte desde que começaram as investigações sobre a tentativa de golpe de Estado. Se quiser, vai ter que assistir à cerimônia pela TV”, escreveu a parlamentar na rede social X.
A Polícia Federal indiciou Bolsonaro em três investigações: plano golpista, fraudes em cartões de vacinação e venda ilegal de joias. O Tribunal Superior Eleitoral também tornou o político da extrema-direita inelegível por declarações golpistas.
O ex-mandatário pediu ao STF autorização para ir à posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), marcada para o próximo dia 20. No Brasil, políticos do campo progressista têm alertado para eventuais prejuízos às investigações, caso Bolsonaro viaje aos EUA.
Após o segundo turno da eleição presidencial em 2022, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) teve um encontro com Steve Bannon, estrategista de Trump, que aconselhou o parlamentar a questionar o resultado.
Em janeiro de 2021, quando Trump perdeu a eleição, vários apoiadores tentaram um golpe, invadiram o Legislativo norte-americano e acusaram o sistema eleitoral de ser fraudulento.
No Brasil, o TSE decidiu, em 2022, aplicar uma multa de R$ 22,9 milhões ao PL, partido de Bolsonaro, após a legenda questionar a confiabilidade das urnas eletrônicas.