TV 247 logo
      HOME > Sudeste

      Túnel Santos-Guarujá recebe licença ambiental prévia e avança para leilão de concessão

      Licença concedida pela Companhia Ambiental de São Paulo autoriza prosseguimento do projeto, aguardado há mais de 100 anos

      Vista aérea do local de construção do túnel Santos-Guarujá (Foto: Agência Gov | via MPoA)
      Otávio Rosso avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O aguardado projeto do túnel que ligará Santos a Guarujá, no litoral paulista, deu um passo decisivo com a concessão da Licença Ambiental Prévia pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). A informação foi divulgada pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), responsável pela coordenação da obra dentro do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do governo federal.

      A licença é um pré-requisito fundamental para o lançamento do leilão de concessão da obra, previsto para 2025, e representa uma garantia de viabilidade ambiental e jurídica para os investidores interessados. Com essa etapa concluída, o projeto — orçado em R$ 6,8 bilhões — avança rumo à execução das obras, que devem transformar a mobilidade urbana na região e impulsionar a economia da Baixada Santista.

      “O túnel Santos-Guarujá é uma das obras mais importantes do Brasil e vai integrar de forma definitiva as duas cidades, melhorando a mobilidade, reduzindo o tempo de travessia e fortalecendo a economia da região”, destacou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

      A estrutura prevista terá 1,5 km de extensão, dos quais 870 metros serão submersos. O túnel contará com três faixas de rolamento por sentido — uma delas exclusiva para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) — além de passagens para pedestres e ciclistas. A proposta é garantir uma ligação seca entre as duas cidades, separadas atualmente pelo estuário do Porto de Santos.

      Além da interlocução com órgãos ambientais e os governos estadual e municipal, o Ministério tem promovido o projeto no exterior. Em abril, o ministro Costa Filho realizou agendas na Dinamarca, Holanda e Portugal para conhecer modelos semelhantes e atrair investidores.

      Considerada a maior obra do Novo PAC, a intervenção deve despertar grande interesse do setor privado pela sua relevância estratégica para a logística nacional e para a integração urbana do principal complexo portuário do Brasil.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...