HOME > Sudeste

TRF decide futuro de Marcelo Bretas, ex-juiz da Lava Jato no Rio, após acusações de coaching

Afastado desde 2023, o ex-juiz da Lava Jato carioca é acusado de utilizar sua posição no Judiciário para promover a venda de cursos de coaching

Marcelo Bretas (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

247 - Os desembargadores do Órgão Especial do Tribunal Regional Federal (TRF) reúnem-se nesta quinta-feira para decidir sobre o futuro de Marcelo Bretas, o juiz da Lava Jato no Rio de Janeiro, afastado desde 2023 por irregularidades na condução de processos. A ação envolve a exploração de sua posição no Poder Judiciário para promover cursos de coaching nas redes sociais, o que, segundo a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Rio de Janeiro, configura uma violação ética. A OAB-RJ também pretende levar a questão ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), questionando a conduta de Bretas. As informações são do jornalista Ancelmo Gois, de O Globo.

Em sua defesa, o juiz rebate as acusações e argumenta que a capacitação que oferece, intitulada "Capacitação em Posicionamento, Comunicação Assertiva e Argumentação: O Quarto Poder", é um curso de extensão universitária devidamente registrado e aprovado pelo Ministério da Educação (MEC), sendo oferecido pela Faculdade Anhanguera.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...