HOME > Sudeste

Smart Sampa tem ampla aprovação e pode ser adotado por cidades da Grande São Paulo

Prefeito Ricardo Nunes visitou fabricantes chineses que têm fornecido equipamentos para a vigilância contra o crime

Central de monitoramento do Smart Sampa (Foto: Rovena Rosa/Agencia Brasil)

247 - Uma pesquisa divulgada pelo instituto Real Time Big Data em 22 de abril revelou que o programa de videomonitoramento Smart Sampa conta com expressiva aprovação da população paulistana. O levantamento, que avaliou os 100 primeiros dias da segunda gestão do prefeito Ricardo Nunes, apontou que 91% dos moradores da capital reconhecem a importância do sistema para a segurança urbana.

A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 14 de abril de 2025, com entrevistas a 1,5 mil pessoas. A margem de erro é de 3 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. Além da avaliação do Smart Sampa, o estudo também destacou a segurança pública como uma das áreas mais bem avaliadas da gestão Nunes, com índice de aprovação de 66%.

Monitoramento tecnológico se consolida - Implantado como o maior sistema de vigilância por câmeras da América Latina, o Smart Sampa já contabiliza mais de 25 mil equipamentos instalados em toda a cidade. Para o secretário de Segurança Urbana, Orlando Morando, os resultados refletem a condução estratégica da atual gestão. “Num espaço curto de tempo, observamos resultados que são fruto de ações estratégicas de uma gestão empenhada do prefeito Ricardo Nunes. Estamos fortalecendo a Polícia Municipal, ampliamos o Programa Smart Sampa, que já conta com 25 mil câmeras inteligentes, implantamos programa de reforço à segurança escolar, avançamos com operações de combate aos crimes ambientais e para o fortalecimento da segurança na Avenida Paulista”, afirmou.

Nos primeiros meses de 2025, 500 novos agentes se formaram e passaram a integrar o efetivo da Polícia Municipal, que agora soma 7,5 mil integrantes – número superior ao da Polícia Militar em dez estados brasileiros. Também foram entregues 50 viaturas elétricas, o que elevou a frota municipal a 610 veículos e 220 motos.

Redução da criminalidade e ações estratégicas - Uma das áreas que mais tem recebido atenção da Prefeitura é o Centro da cidade. A Operação Paulista Mais Segura, que intensificou o patrulhamento com 376 agentes diariamente, está integrada ao Smart Sampa. A iniciativa conta com câmeras de alta tecnologia, drones, cão-robô e bases móveis. Como resultado, os roubos na região central recuaram 30,5% em fevereiro, na comparação com o mesmo mês de 2024. Em toda a cidade, a redução foi de 15,7%, segundo dados da Secretaria da Segurança Pública.

Interesse da região metropolitana - O sucesso do Smart Sampa tem despertado interesse de outros municípios. Durante visita à central de monitoramento, prefeitos das 12 cidades que integram o Cioeste (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana) manifestaram o desejo de integrar suas redes de vigilância ao sistema da capital. “A nossa ideia é integrar toda a região metropolitana Oeste com as câmeras do sistema da capital”, afirmou Guto Issa, prefeito de São Roque e presidente do consórcio. “O que está acontecendo aqui é histórico e a gente veio com muita honra cumprimentar o prefeito e a equipe dele e aprender”, completou.

Ricardo Nunes, por sua vez, defendeu a integração regional como forma de aumentar a eficácia do combate ao crime. “Quando a gente soma forças, a gente vai poder potencializar o trabalho que cada prefeito está desenvolvendo na sua cidade. Essa união vai fazer com que a qualidade de vida das pessoas se fortaleça ainda mais”, declarou. O prefeito informou ainda que o governo estadual sinalizou positivamente para apoiar a expansão do programa.

Tecnologia de ponta direto da China - O avanço do Smart Sampa também motivou uma missão oficial à China, onde Ricardo Nunes visitou a sede da Hikvision, uma das maiores fabricantes de tecnologia de vigilância do mundo. O objetivo foi conhecer novas soluções que possam ser integradas ao sistema, como o reconhecimento do condutor de veículos roubados e o rastreamento de trajetos, velocidade e localização em tempo real.

“Estamos impressionados com o que a tecnologia pode fazer em favor do cidadão contra o crime”, disse Nunes. “Com a inteligência artificial, podemos melhorar a qualidade de vida das pessoas, dando mais segurança, principalmente".

A comitiva ainda teve acesso a inovações como o “gêmeo digital” da cidade – uma réplica virtual do ambiente urbano que permite simular cenários e tomar decisões mais precisas no planejamento e gestão pública.

Segundo Hilton Carvalho, gerente de pré-venda da Hikvision, não é necessário substituir as câmeras já instaladas para adicionar novas funcionalidades. Basta atualizar o sistema e o processamento central para ampliar os recursos disponíveis. “É realmente possível fazer com as câmeras que já estão instaladas, fazendo atualizações para que novas funcionalidades possam ser implementadas”, explicou.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...