HOME > Sudeste

Santos Dumont volta a operar após 160 voos cancelados no Rio

Passageiros enfrentaram longas filas e conexões perdidas. Pista foi liberada às 17h25 e operação seguirá além das 23h para regularizar voos

Avião da Azul decola do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro (Foto: REUTERS/Ricardo Moraes)

247 - A pista principal do Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio de Janeiro, foi liberada para pousos e decolagens às 17h25 desta terça-feira (30), depois de cerca de 12 horas de interdição, segundo informou o portal g1. O terminal havia suspendido as operações pela manhã, quando técnicos da Infraero identificaram óleo espalhado por toda a extensão da pista.

A Infraero informou que estenderá o horário de funcionamento do aeroporto além das 23h — limite regular de operações — para ajudar na regularização dos voos.

Impacto nos voos

O balanço divulgado até o fim da tarde registrava mais de 160 voos cancelados e outros 14 redirecionados para o Aeroporto Internacional do Galeão. As filas e a superlotação marcaram o dia no Santos Dumont, com passageiros relatando conexões perdidas e compromissos cancelados.

Pela manhã, o vazamento de óleo havia paralisado também a ponte aérea Rio–São Paulo, afetando operações no Aeroporto de Congonhas, na capital paulista.

Origem do problema

O óleo foi identificado durante a madrugada, em período de manutenção preventiva, quando não há movimentação de aeronaves. A pista precisou passar por limpeza completa para garantir a segurança das operações.

Com a reabertura no fim da tarde, a expectativa é que as companhias aéreas reorganizem suas malhas de voos ao longo da noite, reduzindo os impactos para os passageiros.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...