HOME > Sudeste

“Punição de Bretas é alento para a Justiça”, diz Rodrigo Neves

De acordo com o prefeito, 'Marcelo Bretas cometeu graves ilegalidades e excedeu todos os limites com sua parcialidade, exibicionismo e arbitrariedades'

Rodrigo Neves (Foto: Felipe L. Gonçalves/Brasil247)

247 - O prefeito de Niterói (RJ), Rodrigo Neves, afirmou nesta terça-feira (3) que a decisão anunciada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de condenar o juiz Marcelo Bretas à aposentadoria compulsória é um “alento para Democracia e para Justiça”. Um dos responsáveis por abusos na Lava Jato, o magistrado era titular da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.

Segundo o prefeito, o juiz “cometeu graves ilegalidades e excedeu todos os limites com sua parcialidade, exibicionismo e arbitrariedades”. “No segundo semestre de 2017 ele preparou uma falsa delação contra mim porque achavam que eu iria disputar a eleição para o Governo do Estado em 2018”, afirmou Neves. 

“Essa falsa delação - sem qualquer corroboração - foi utilizada para ação ilegal e covarde que sofri em dezembro de 2018 , com tentativa de golpe por extremistas para me afastar do exercício do mandato popular conferido democraticamente pelos niteroienses em 2016 - quando fui o único Prefeito reeleito na região metropolitana do Rio”, acrescentou. 

De acordo com o prefeito, “poucos meses depois disseram que a acusação tratava-se de equívoco e anos depois por unanimidade o TJ e o STJ encerraram o processo por absoluta falta de elementos e indícios de qualquer crime e declararam minha inocência”. 

“Nunca fui ouvido durante todos os anos do processo, situação típica de regimes autoritários. Retornei a administração municipal em 2019 , elegemos meu sucessor no primeiro turno em 2020 e em 2024 fui eleito para o terceiro mandato como Prefeito. A decisão unânime de hoje do CNJ reforça a crença nas Instituições do Estado Democrático de Direito”, escreveu o prefeito. 

“Meu bisavô Antonino Neves, foi Juiz, Desembargador e Presidente do TJ no antigo Estado do Rio na primeira metade do século XX. Exemplo de magistrado, pelo equilíbrio, discrição e imparcialidade”.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...