HOME > Sudeste

Oposição quer abertura de CPI para investigar o governo Tarcísio

O documento denuncia irregularidades em contratos firmados pela Secretaria da Agricultura do estado de São Paulo

Paulo Fiorilo (à esq.) e Tarcísio de Freitas (Foto: Mauricio Garcia de Souza | Cauê Diniz/B3/Divulgação)

247 - O deputado estadual Paulo Fiorilo (PT-SP) fez um requerimento, com o objetivo de instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa do estado de São Paulo (Alesp), para investigar denúncias de corrupção envolvendo o programa Melhor Caminho.

“Conforme amplamente divulgado e investigado pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP), foram identificados pagamentos irregulares em 147 contratos da Secretaria da Agricultura, totalizando aditivos de R$ 50 milhões, concedidos no final de 2022, durante a gestão anterior. As investigações do MPSP resultaram na apresentação de 12 ações judiciais por violações à Lei Anticorrupção, contra empresas e servidores”, apontou o requerimento.

“Diante da seriedade das acusações, da atuação do MPSP e dos indícios de manobras para abafar as investigações internas, torna-se imperativa a constituição de uma CPI. A Assembleia Legislativa, no exercício de seu poder fiscalizatório, deve aprofundar a apuração desses fatos, garantindo a transparência e a responsabilização dos envolvidos, e assegurando que a administração pública atue em conformidade com os princípios da legalidade, moralidade e impessoalidade”.

Artigos Relacionados