No aniversário de Marielle Franco, Instituto participa da Marcha das Mulheres Negras no Rio
O ato é parte da mobilização nacional rumo à Marcha Nacional das Mulheres Negras, que acontece em novembro, em Brasília
247 - No dia 27 de julho, data que marca o nascimento de Marielle Franco, o Instituto Marielle Franco participa da Marcha Estadual das Mulheres Negras do Rio de Janeiro, ao lado de familiares, militantes e diversas organizações do movimento negro. O ato é parte da mobilização nacional rumo à Marcha Nacional das Mulheres Negras, que acontece em novembro, em Brasília.
A data carrega grande significado para a família de Marielle. "O dia 27 sempre foi um dia de muita luta, mas também de muita festa, desde sempre. Primeiro é aniversário da Mari, aniversário de casamento da minha mãe. E hoje a gente celebra à frente do Instituto, à frente do Ministério da Igualdade Racial. Mas a família da Mari é essa essência que vem desde quando a gente ainda era criança. Então, é importante a gente estar aqui hoje, com um monte de mulher preta lutando, gritando por resistência - é isso que faz valer a pena. A gente sabe o que é estar de todos os lados da trincheira, e hoje a gente não podia deixar de estar aqui", declarou Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial.
Luyara Franco, filha de Marielle e diretora executiva do Instituto, também reforçou o simbolismo do dia: " Estou aqui com a minha avó na Marcha Estadual das Mulheres Negras do Rio de Janeiro, no dia 27 de julho, que é tão simbólico pra gente. Seria o aniversário da minha mãe, quando ela completaria 46 anos de vida - e boa parte dessa vida foi dedicada às lutas que nos unem hoje. Então, estar aqui é muito simbólico pra gente, reafirmando o nosso compromisso: o compromisso com as mulheres negras, rumo a Brasília em novembro, com a marcha por reparação e a luta pelo bem viver."
Dona Marinete Silva, mãe de Marielle, destacou a importância de ocupar as ruas em memória da filha e em defesa da vida das mulheres negras: "Estamos nas ruas para falar sobre a importância desse dia. Marielle faria aniversário hoje, então é um dia muito simbólico pra gente enquanto família, enquanto 'Marielle Vive' na vida de cada uma dessas mulheres. Estamos celebrando a vida, e celebrar a vida é estar nas ruas, na marcha rumo a Brasília."
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: