HOME > Sudeste

Maioria dos paulistas considera que a Polícia Militar faz uso excessivo da força, aponta Quaest

Segundo a pesquisa, 53% dos entrevistados acham que a PM faz uso excessivo da força

Maioria dos paulistas considera que a Polícia Militar faz uso excessivo da força, aponta Quaest (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

247 - Uma pesquisa realizada pela Quaest e divulgada nesta quinta-feira (12) revelou que 53% dos paulistas consideram que a Polícia Militar de São Paulo faz uso excessivo da força em suas abordagens, informa O Globo. O levantamento surge em meio a uma série de episódios de violência policial que ganharam repercussão nacional, como o caso de um homem arremessado de uma ponte por um PM e a morte a tiros de um estudante de medicina.

Conforme o mesmo estudo, 42% dos entrevistados entendem que há casos isolados em que a corporação ultrapassa os limites, mas que os policiais quase sempre agem dentro da lei. Outros 5% não souberam ou preferiram não responder. A pesquisa consultou 1.650 pessoas entre os dias 4 e 9 de dezembro e apresenta uma margem de erro de dois pontos percentuais.

A percepção sobre a violência policial se mostra dividida conforme a avaliação do governo do estado, liderado por Tarcísio de Freitas. Entre os que aprovam a gestão estadual, 41% reconhecem que há uso excessivo da força pela PM, enquanto 55% acreditam que os abusos são casos isolados. Já entre os que desaprovam o governo, 76% veem a atuação policial como sistematicamente violenta, e apenas 20% acreditam em episódios esporádicos.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...