HOME > Nordeste

União Brasil e PP avaliam filiação de Ciro Gomes

A principal ideia de Ciro seria disputar novamente o governo do Ceará em 2026

Ciro Gomes (Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino)

247 - Nas últimas semanas, o nome de Ciro Gomes voltou a ganhar destaque nos bastidores da política em Brasília. Segundo informações publicadas pela CNN Brasil, partidos de peso como União Brasil e Progressistas demonstram interesse em atrair o ex-ministro da Fazenda e ex-governador do Ceará, que atualmente está no PDT. Até mesmo o PSDB já teria colocado Ciro no radar, em busca de nomes com forte densidade política.

A principal ideia de Ciro seria disputar novamente o governo do Ceará em 2026 — cargo que ele já exerceu entre 1991 e 1994. Ao longo da carreira, o político também ocupou postos estratégicos no governo federal, como o Ministério da Fazenda (1994-1995), além de ter sido ministro da Integração Nacional e deputado federal.

Articulações e jantar em brasília

A possível migração de Ciro para outra legenda ganhou força após sua presença em Brasília na última semana, quando participou de um jantar promovido pelo presidente do Progressistas, senador Ciro Nogueira. Para dirigentes tanto do União quanto do Progressistas, a candidatura do ex-governador poderia se tornar um ativo importante na formação de uma frente de oposição ao atual governador cearense, Elmano de Freitas (PT).

Segundo caciques das siglas, Ciro teria potencial para mobilizar votos e ampliar as bancadas de ambos os partidos na Câmara dos Deputados. Ainda assim, as negociações estão em fase inicial e não houve tratativas oficiais com Carlos Lupi, presidente do PDT.

Cautela e avaliação de cenários

Apesar do assédio político, pessoas próximas ao ex-governador revelam que ele ainda demonstra apreço pelo PDT, partido em que construiu parte de sua trajetória recente. De acordo com interlocutores, Ciro “gosta do partido que está e ainda está avaliando os possíveis cenários”.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...