HOME > Brasília

Quem são os cotados para substituir Sabino no Turismo

Saída de Celso Sabino após rompimento do União Brasil abre disputa pelo comando do ministério

Celso Sabino e Lula (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se prepara para escolher o novo ministro do Turismo diante da iminente saída de Celso Sabino (União Brasil-PA). O político paraense deve oficializar o pedido de demissão nesta sexta-feira (26), em encontro com Lula, após a decisão de seu partido de romper com o governo e entregar os cargos ocupados na Esplanada.

Segundo o Metrópoles, a saída de Sabino abre uma corrida pela sucessão dentro e fora do ministério. Diversos nomes já estão sendo avaliados pelo Palácio do Planalto e por lideranças partidárias, enquanto o União Brasil pressiona para manter influência no setor.

Ana Carla Machado Lopes

Atual secretária-executiva do Turismo e número dois da pasta, Ana Carla Machado Lopes é a indicada pessoal de Celso Sabino para sucedê-lo. Sua nomeação é vista como forma de garantir continuidade à gestão atual e preservar parte do espaço político conquistado pelo União Brasil no governo.

Cristiane Leal Sampaio

Outra opção considerada é a secretária nacional de Políticas de Turismo, Cristiane Leal Sampaio. Formada em comunicação social, ela tem passagem pelo Ministério da Saúde e também atuou como assessora especial da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência entre 2019 e 2020, durante o governo Jair Bolsonaro (PL).

Marcelo Freixo

O nome do presidente da Embratur, Marcelo Freixo (PT-RJ), também ganhou força entre setores do PT. Ex-deputado federal, ele conta com apoio de alas internas do partido, mas sua disposição em disputar as eleições de 2026 pode inviabilizar a nomeação, já que precisaria deixar o cargo até abril para concorrer.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...