Conselho de Ética da Câmara analisa processo contra Janones; deputado acusa parlamentares do PL de assédio
Mesa Diretora da Câmara pediu suspensão do mandato do parlamentar por seis meses
247 - O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados reúne-se, nesta terça-feira (15), para analisar um processo contra o deputado André Janones (Avante-MG), por conduta considerada incompatível com o decoro parlamentar.
A representação contra Janones foi formalizada pela Mesa Diretora da Câmara, com base em denúncia do PL, partido de Valdemar Costa Neto e Jair Bolsonaro.
Segundo a legenda, durante a sessão de 9 de julho da Câmara, o deputado teria proferido "xingamentos ultrajantes, com expressões de baixo calão, desonrosas e depreciativas" contra o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), que discursava na tribuna.
A Mesa Diretora pediu mais cedo a suspensão do mandato do deputado por seis meses.
Em vídeo não datado, enviado ao Brasil 247, Janones aparece durante um episódio de possível assédio ocorrido no plenário da Câmara dos Deputados, enquanto Ferreira discursava.
As imagens mostram Janones sendo apalpado por um parlamentar da extrema direita, em uma conduta que pode ser caracterizada como assédio sexual. O caso teria ocorrido diante de outros parlamentares da oposição ao governo, que estariam envolvidos na ação.