Após aceno de Trump, Lula afirma que "não há por quê" brigar e que respeita o presidente dos EUA
Presidente Lula disse estar "otimista" quanto à possibilidade de uma reunião "o mais rápido possível"
247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira (24) que ficou satisfeito por ter se encontrado com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mesmo que por um curto período. O breve encontro imprevisto aconteceu na terça-feira (23) durante a sessão plenária da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York.
Lula destacou os interesses compartilhados entre os países e disse que torce para firmar uma relação construtiva com Trump. "Tive uma satisfação de encontrar Trump. O que parecia impossível foi possível. Fiquei feliz quando ele disse que rolou uma química entre nós. É muito importante essa relação e torço para que dê certo. Somos as duas maiores democracias do continente, temos muito interesses compartilhados", disse Lula em coletiva de imprensa.
Além disso, Lula afirmou que "não há por quê viver em conflito com EUA". Ele relatou ter dito a Trump que "temos muito que conversar, muitos interesses dos dois países em jogo, e muita coisa para discutir sobre a necessidade de garantirmos a paz".
O presidente também comentou sobre a possível conversa entre os dois e disse que respeita Trump, independentemente da ideologia do líder norte-americano.
"Fiquei satisfeito quando ele disse que é possível a gente conversar e, quem sabe, dentro de alguns dias a gente possa se encontrar e fazer uma pauta positiva entre Brasil e EUA. É isso que quero e o que acho que ele deve querer também", disse Lula.
"Se um chefe de Estado foi eleito por seu povo, não quero saber ideologia. O que importa para mim é que sendo eleito, merece meu respeito na relação sobre os assuntos que interessam à relação Brasil-EUA", disse Lula.
Por fim, Lula disse estar "otimista" quanto à possibilidade de uma reunião "o mais rápido possível". Ele ainda disse, em uma aparente alfinetada a Trump, que não vetaria perguntas da imprensa.