HOME > Negócios

OpenAI confirma primeiro escritório na América Latina e escolhe Brasil como sede

Empresa criadora do ChatGPT aposta no país, que já é seu terceiro maior mercado, e planeja expandir presença e parcerias na região

ChatGPT (Foto: REUTERS/Dado Ruvic/Foto ilustrativa)

247 - A OpenAI anunciou oficialmente sua chegada ao Brasil com a abertura do primeiro escritório da companhia na América Latina, prevista até o fim de 2025. O anúncio ocorreu durante a edição inaugural do DevDay São Paulo, realizado em 16 de outubro, e reforça a importância estratégica do mercado brasileiro para a empresa responsável pelo ChatGPT.

De acordo com reportagem publicada pelo portal Startups, a decisão faz parte da expansão internacional da OpenAI, que abriu seu primeiro escritório fora dos Estados Unidos em Londres, em 2023. O Brasil, hoje o terceiro maior mercado global de usuários do ChatGPT, passa a ter papel central na estratégia da empresa liderada por Sam Altman.

Ponto de escuta e colaboração

Em entrevista ao Startups, Nicolas Andrade, diretor de Políticas Públicas e Parcerias para a América Latina da OpenAI, explicou que o novo espaço terá múltiplas funções e não será apenas uma representação formal.

“A nossa prioridade é entender como os desenvolvedores brasileiros estão usando a API, como podemos gerar novas soluções ou ferramentas que ajudem eles”, afirmou.

A ideia é que o escritório sirva como centro de escuta, colaboração e aproximação com a comunidade local de desenvolvedores, startups e empresas.

O desafio do uso da API

Tony Silva, diretor de Contas–Startups da OpenAI, destacou que o grande desafio para o Brasil não é o uso cotidiano do ChatGPT como aplicativo, mas sim explorar o potencial da API da empresa, que permite integrar inteligência artificial a produtos e serviços de forma personalizada.

“Se você sabe usar o API, consegue criar formas diferentes de resolver problemas”, disse o executivo.

Apesar de questionada sobre capacitação em inteligência artificial e parcerias com universidades, a OpenAI afirmou que a prioridade, no momento, é estruturar o novo escritório.

Perspectivas para 2026

Segundo Nicolas Andrade, a partir de 2026 a empresa deve iniciar contratações no país, sobretudo na área comercial. Ele ressaltou que, embora a OpenAI seja uma empresa, sua missão permanece alinhada ao princípio da fundação sem fins lucrativos que a originou: tornar os benefícios da inteligência artificial acessíveis a todos.

“Hoje, temos 50 milhões de brasileiros usando toda semana o nosso modelo e queremos que essa ferramenta fique cada vez melhor para os brasileiros, seja por uma questão de compreender as nuances da nossa cultura ou de falar português cada vez melhor”, destacou.

Questionado sobre possíveis parcerias com empresas locais, Andrade preferiu manter o suspense:“Temos. Está chegando.”

DevDay e lançamentos no Brasil

O DevDay é uma série de encontros presenciais organizados pela OpenAI para aproximar desenvolvedores e empresas do ecossistema de inteligência artificial. Após São Paulo, o evento passará por Londres, Bengaluru, Tóquio e Seul.Na capital paulista, a companhia apresentou novidades voltadas à comunidade de desenvolvedores, como os Apps no ChatGPT, o Apps SDK, o Agent Builder e o novo Codex com recursos aprimorados. Além disso, a empresa anunciou melhorias em seus modelos, incluindo o Sora 2 na API e o realtime-mini.

Artigos Relacionados