Xi reforça posição sobre Taiwan e volta a condenar interferências externas
Presidente chinês defende soberania nacional e cooperação global durante evento em Pequim
Por Bianca Penteado, de Pequim – O presidente da China, Xi Jinping, participou, na noite de terça-feira (30), da recepção em comemoração ao 76º aniversário da fundação da República Popular da China, realizada no Grande Palácio do Povo, em Pequim. O evento reuniu cerca de 800 convidados, entre autoridades chinesas e estrangeiras, e foi presidido pelo premiê Li Qiang.
Em discurso, Xi Jinping reafirmou o princípio de “um país, dois sistemas”, defendeu a maior integração de Hong Kong e Macau ao desenvolvimento nacional e fez um alerta contra movimentos separatistas em Taiwan, condenando qualquer interferência externa na questão.
“Devemos aplicar de maneira firme a política de ‘um país, dois sistemas’, apoiando Hong Kong e Macau em sua melhor integração ao desenvolvimento nacional, no fortalecimento da economia e na melhoria das condições de vida da população. Devemos aprofundar os intercâmbios e a cooperação entre os dois lados do estreito de Taiwan, combater resolutamente as atividades separatistas em favor da ‘independência de Taiwan’ e a interferência de forças externas, defendendo com firmeza a soberania nacional e a integridade territorial”, disse.
Xi Jinping também aproveitou a ocasião para destacar a relevância da cooperação internacional e defender a construção de uma ordem mundial multilateral.
“Diante de um cenário internacional em acelerada transformação, devemos promover com vigor os valores comuns da humanidade, praticar o verdadeiro multilateralismo e impulsionar a implementação das Iniciativas Globais de Desenvolvimento, de Segurança, de Civilização e de Governança, unindo esforços com os países do mundo para construir uma comunidade de futuro compartilhado para a humanidade”, enfatizou.