HOME > Mundo

Trump já é reprovado por 54% dos estadunidenses

Levantamento da Reuters/Ipsos indica desgaste do presidente dos EUA diante da piora da economia e da alta no custo de vida

Donald Trump na ONU - 23/9/2025 (Foto: REUTERS/MIKE SEGAR)

247 – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enfrenta crescente rejeição popular em meio à deterioração dos indicadores econômicos. Segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira (23) pela Reuters, em parceria com o instituto Ipsos, 54% dos estadunidenses consideram que o presidente está conduzindo o país pelo caminho errado na economia.

A aprovação geral de Trump caiu para 41%, contra 42% no levantamento anterior. Em julho, esse índice chegou a 40%, o mais baixo desde o retorno do republicano à Casa Branca. O estudo também revela que apenas 35% aprovam sua gestão econômica e apenas 28% avaliam positivamente sua condução do custo de vida, ambos em queda em relação a pesquisas anteriores.

A desaceleração do mercado de trabalho e a inflação crescente têm pesado contra a imagem de Trump. Em agosto, o crescimento do emprego nos EUA enfraqueceu, enquanto a taxa de desemprego atingiu 4,3%, o nível mais alto em quase quatro anos. Apesar disso, parte do eleitorado ainda mantém preferência pelo Partido Republicano sobre o Democrata no quesito gestão da economia, por 34% a 24%.

Outro fator que vem moldando a percepção pública é a retórica política. Após o assassinato do ativista conservador Charlie Kirk, Trump reforçou o discurso de que “a violência vem, em grande parte, da esquerda”, em memorial realizado no domingo. Ainda assim, pesquisas ao longo do ano indicam que os americanos consideram o extremismo político o principal problema nacional, com 28% apontando esse fator, contra 16% que citaram a economia.

Se por um lado a economia pressiona negativamente a aprovação presidencial, por outro, a política migratória de Trump continua sendo seu ponto de maior apoio. Cerca de 42% dos entrevistados aprovam as medidas de imigração, que incluem prisões em massa de pessoas suspeitas de estarem ilegalmente no país — o índice mais alto obtido pelo republicano em qualquer tema específico da pesquisa.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...