HOME > Mundo

Trump diz que vai se reunir com Xi em 4 semanas e discutirá soja

Gigante asiático, maior importador mundial de soja, voltou-se para a América do Sul em busca de suprimentos e ainda não comprou soja da safra nova dos EUA

Donald Trump (à esq.) e Xi Jinping (Foto: KEVIN LAMARQUE / REUTERS)

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira que a soja será um dos principais tópicos de discussão quando ele se reunir com o presidente chinês, Xi Jinping, em quatro semanas.

"Os produtores de soja de nosso país estão sendo prejudicados porque a China, apenas por razões de 'negociação', não está comprando", escreveu Trump no Truth Social.

Os importadores chineses ainda não compraram soja da safra nova dos EUA durante a guerra comercial entre Washington e Pequim, custando aos agricultores americanos bilhões de dólares em vendas perdidas.

O outono no Hemisfério Norte normalmente é a principal temporada de comercialização da soja americana, com os agricultores trazendo novas safras de seus campos e os compradores globais aguardando a próxima colheita do Brasil, principal fornecedor.

A China, maior importadora mundial de soja, voltou-se para a América do Sul em busca de suprimentos, enquanto evita as safras americanas, pressionando os contratos futuros de soja na Bolsa de Chicago.

No mês passado, Trump disse que ele e Xi haviam avançado em um acordo sobre o TikTok durante uma ligação telefônica e que se encontrariam pessoalmente na Coreia do Sul para discutir comércio, drogas ilícitas e a guerra da Rússia na Ucrânia.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...