HOME > Mundo

"Trump diz ao mundo que é ele quem manda", diz William Waack

Segundo o jornalista, as falas expansionistas de Trump precisam ser levadas a sério

William Waack (Foto: Reprodução/Twitter/@CNNBrasil)

247 - O jornalista William Waack, da CNN Brasil, afirmou nesta quarta-feira (8) que as o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, ‘quer mostrar que manda no mundo’ após suas recentes falas sobre política externa. Nesta semana, Trump deu declarações sobre a possibilidade dos EUA anexar o Canadá e a Groenlândia,  realizar ações militares no Canal do Panamá e rebatizar o Golfo do México como “Golfo da América”.

Segundo Waack, Trump precisa ser levado a sério. “:O que Trump disse é para ser levado a sério? Ou é apenas um show dos que ele gosta de apresentar praticamente todo dia? É para ser levado a sério, sim. Não importa se possam parecer pouco realistas, como a proposta de transformar o Canadá no 51º estado americano”, disse.

O jornalista aponta que a estratégia do presidente eleito é levar para a política externa uma postura semelhante a que adotou na política comercial. “Trump está transportando para o âmbito da política externa o mesmo tipo de conduta do valentão fortão que anunciou para a política comercial. Em especial para a China, alvo preferencial da anunciada guerra de tarifas. Trump está sinalizando que os Estados Unidos vão, sim, projetar poder naval em todo o Hemisfério Ocidental e muito além”, afirmou.

“Na política externa, Trump demonstrou que está querendo adotar o mesmo tipo de conduta doméstica, já apelidada nos Estados Unidos de “comando do chefão”. A diferença em relação ao primeiro mandato de Trump na Casa Branca é que ele hoje tem mais poderes”, completou.

No entanto, Waack afirmou que a política externa mudou desde o primeiro mandato de Trump, com novos países dispostos a desafiar o poderio estadunidense. “No mundo, aumentou o número e a força dos países dispostos a desafiá-lo”, concluiu.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...