Trump cogita cortar quase todo o financiamento dos EUA à Otan, diz New York Times
Plano prevê redução drástica no orçamento do Departamento de Estado e ameaça repensar papel dos EUA em alianças internacionais
247 - O governo de Donald Trump, avalia cortar drasticamente o financiamento destinado a organizações internacionais, como a Otan e a ONU. A informação foi revelada pelo jornal The New York Times na segunda-feira (14), com base em fontes oficiais e em um memorando interno obtido pela publicação.
De acordo com o NYT, a proposta de orçamento reduziria quase pela metade os recursos do Departamento de Estado e eliminaria “quase todo o financiamento” para entidades multilaterais. A medida atingiria também operações de manutenção da paz, programas globais de saúde, intercâmbios educacionais e culturais e ações de assistência humanitária — que sofreriam cortes superiores a 50%.
A Associated Press confirmou a existência do plano e ouviu um alto funcionário do governo, que descreveu o esboço orçamentário como “agressivo” nos seus objetivos de redução de gastos. Ainda segundo a agência, o texto precisa passar por diversas etapas de análise antes de ser submetido ao Congresso.
Questionada sobre os rumores de cortes no financiamento à Otan, a porta-voz do Departamento de Estado, Tammy Bruce, afirmou que o governo “permanece totalmente comprometido com o bloco militar”. Ela destacou, no entanto, que Washington enxerga a aliança atlântica principalmente como um mecanismo de dissuasão e não como instrumento de guerra.