Trump assina decreto que prevê pena de morte em Washington
De acordo com a secretária de Justiça, Pam Bondi, a pasta vai passar a pedir a pena máxima em mais casos federais em todos os estados norte-americanos
247 - O presidente norte-americano, Donald Trump, assinou um decreto nesta quinta-feira (25) permitindo que o Departamento de Justiça peça a pena de morte para "casos apropriados" em Washington D. C., a capital dos Estados Unidos.
De acordo com a secretária de Justiça, Pam Bondi, a pasta vai passar a pedir a pena máxima em mais casos federais em todos os estados. Os relatos foram publicados no jornal Folha de S.Paulo.
Pelo sistema jurídico americano, o Departamento de Justiça, subordinado à Casa Branca, tem funções de Ministério Público e atua como acusação em crimes federais como tráfico de drogas de um estado a outro, terrorismo, sequestro, crimes de ódio e ataques a agentes federais, por exemplo.
Muitos dos crimes citados são passíveis de pena de morte, que pode ser aplicada mesmo em jurisdições onde ela não é prevista por leis locais, como é o caso de Washington.
Analistas afirmaram que, embora a taxa de crimes violentos na cidade tenha caído 23% no mês de agosto, não é possível dizer se esses dados representam uma mudança duradoura ou somente uma subnotificação causada por menos pessoas acionando a polícia por medo da Guarda Nacional.