Rússia venceu a guerra na Ucrânia, diz Viktor Orbán
O primeiro-ministro da Hungria também alertou: a Europa corre risco de ter seu futuro decidido sem a participação do próprio continente
247 - O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, afirmou nesta terça-feira (12) que “a Rússia venceu a guerra na Ucrânia”. A declaração foi concedida às vésperas de uma cúpula entre os presidentes dos EUA e da Rússia.
Ao criticar o Ocidente, Orbán disse que a União Europeia falhou em negociar eficazmente com Moscou durante a presidência de Joe Biden, e alertou que a Europa corre o risco de ter seu futuro decidido sem sua participação. Segundo ele, a posição da União Europeia sobre a Ucrânia é "ridícula e patética".
“Não estamos mais em uma guerra indefinida — os ucranianos perderam, e a Rússia ganhou esta guerra”, declarou Orbán em entrevista ao canal “Patriot” no YouTube. “A única questão agora é quando, e sob quais circunstâncias, o Ocidente, que apoia os ucranianos, vai admitir que isso aconteceu e o que resultará disso.”
A Hungria depende fortemente da energia russa e continua se posicionando contra a adesão da Ucrânia à União Europeia, argumentando que isso prejudicaria os agricultores húngaros e a economia do país como um todo (com Reuters).