HOME > Mundo

Rússia pede reunião urgente do Conselho de Segurança da ONU sobre a Síria

Ofensiva rebelde culminou na deposição do presidente Bashar al-Assad

Reunião do Conselho de Segurança da ONU (Foto: REUTERS/David Dee Delgado)

247 - A missão russa nas Nações Unidas solicitou uma reunião do Conselho de Segurança da ONU para discutir a situação na Síria na tarde de segunda-feira (9), afirmou uma fonte da ONU neste domingo (8). 

"Em relação aos últimos acontecimentos na Síria e suas implicações para a UNDOF [Força de Observação do Desengajamento], a Rússia convoca consultas urgentes para amanhã, 9 de dezembro, à tarde", afirmou a fonte à RIA Novosti.

A subsecretária-geral da ONU para Assuntos Políticos e de Consolidação da Paz, Rosemary DiCarlo, e o subsecretário-geral da ONU para Operações de Paz, Jean-Pierre Lacroix, foram convidados a participar como palestrantes, acrescentou a fonte.

A ofensiva rebelde que culminou na deposição do presidente Bashar al-Assad teve início em 27 de novembro e, em menos de duas semanas, cidades como Aleppo, Hama e Homs já estavam sob controle dos rebeldes.

Mais cedo, Assad e sua família chegaram a Moscou, Rússia, onde receberam asilo por razões humanitárias, confirmou uma fonte do Kremlin à Sputnik.

Bases militares russas na Síria foram colocadas em estado de alerta elevado após a captura de Damasco, informou o Ministério das Relações Exteriores da Rússia neste domingo. Moscou pediu às partes envolvidas no conflito sírio que se abstenham de violência e busquem soluções políticas para a crise. 

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...