TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Não há operação de busca em andamento na Itália para prender Zambelli, diz embaixador

      Parlamentar está foragida no país europeu desde a última quinta-feira (5)

      Carla Zambelli (Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)
      Bianca Penteado avatar
      Conteúdo postado por:

      247 – A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), condenada a dez anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF), está foragida na Itália desde a última quinta-feira (5), mas, até o momento, nenhuma operação de busca foi iniciada pelas autoridades locais para prender a parlamentar. A informação é da Folha de S. Paulo.

      De acordo com o embaixador do Brasil na Itália, Renato Mosca, o mandado de prisão expedido pela Interpol, a pedido das autoridades brasileiras, só permite a detenção da parlamentar em locais públicos. Isso significa que, mesmo que haja informação sobre a localização de Zambelli em uma residência, por exemplo, a polícia italiana não pode entrar para efetuar a prisão.

      "Mesmo que haja o conhecimento de que ela estaria em determinado local, dentro de uma casa, não há mandado de busca. A polícia [italiana] não pode entrar dentro de uma casa para retirá-la e prendê-la. Ela terá de ser presa no momento em que estiver em local público", afirmou à Folha nesta segunda (9). "Isso dificulta a situação, mas não há outro caminho."

      Zambelli já chegou a dizer à CNN Brasil que pretende procurar as autoridades italianas para registrar sua presença no país. A iniciativa, por sua vez, poderia levar à detenção da parlamentar. "Vou declarar os meus dados para pegar os documentos. Estou aqui de boa-fé”, afirmou. Ela entrou no país poucas horas antes do alerta da Interpol chegar às autoridades italianas.

      A cooperação entre Brasil e Itália está sendo feita em duas frentes: a Polícia Federal brasileira mantém contato com as forças de segurança italianas, enquanto o embaixador articula com os ministérios do Interior e das Relações Exteriores.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...