Na Casa Branca, Trump volta a debochar de Zelensky e coloca em dúvida envio de mísseis
"Acho que ele está lindo com essa jaqueta", disse Trump sobre os trajes do ucraniano
247 - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elogiou a vestimenta do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky nesta sexta-feira (17), quando ele apareceu na Casa Branca usando uma jaqueta preta estilo militar, camisa preta e calça preta, de acordo com uma transmissão ao vivo divulgada pela agência Sputnik.
"Acho que ele está lindo com essa jaqueta, é uma jaqueta bonita. Espero que as pessoas reparem nela... Na verdade, é muito estilosa. Eu gosto", disse Trump durante o almoço bilateral com Zelensky.
Em agosto, um jornalista elogiou o traje de Zelensky na reunião com Trump na Casa Branca, quando ele usava a mesma jaqueta. Trump observou que havia dito o mesmo a Zelensky.
No final de fevereiro, as conversas entre Trump e Zelensky no Salão Oval se transformaram em um fiasco diplomático, após uma altercação verbal acalorada diante de repórteres. O presidente dos EUA ficou irritado com seu homólogo ucraniano devido ao que ele percebeu como uma falta de gratidão pela ajuda militar dos EUA e comportamento desrespeitoso na Casa Branca.
A situação teria se agravado pela decisão do presidente ucraniano de participar da reunião não usando terno e gravata, mas uma camisa preta de manga longa, de acordo com os relatos midiáticos à época.
Mísseis Tomahawk
Trump afirmou ainda que os mísseis Tomahawk, que Washington considera enviar a Kiev, são "muito importantes" e podem levar a uma séria escalada do conflito na Ucrânia.
"Eles [Tomahawks] são uma arma incrível. São uma arma muito poderosa, mas também são uma arma muito perigosa. E isso pode significar uma grande escalada. Muitas coisas ruins podem acontecer. Os Tomahawks são realmente importantes", disse Trump a jornalistas antes de sua reunião com Zelensky.