HOME > Mundo

México e EUA concordam em manter diálogo econômico

O presidente Donald Trump ameaçou o México e o Canadá com tarifas de 25%, mas adiou a implementação em um mês na última segunda-feira

Caminhões esperam na fila em ponte de fronteira para cruzar para os EUA, em Ciudad Juarez, México 31/01/2025 (Foto: REUTERS/Jose Luis Gonzalez)

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - Autoridades mexicanas e norte-americanas concordaram nesta quarta-feira em manter um diálogo contínuo e aberto sobre questões econômicas, como o fortalecimento das cadeias de suprimentos regionais e a rastreabilidade de investimentos estrangeiros, disse uma autoridade de alto escalão mexicano à Reuters.

Em reunião na Casa Branca, autoridades dos dois países discutiram o início de consultas públicas antes de uma revisão do pacto comercial USMCA entre EUA, México e Canadá, segundo o vice-ministro do Comércio Exterior, Luis Rosendo Gutierrez, acrescentando que a revisão continua programada para 2026.

"Por enquanto, ainda não começamos a falar sobre tarifas", disse Gutierrez. "Fomos muito bem recebidos por todas as áreas econômicas, e a ideia é começar a trabalhar na próxima semana com uma troca permanente de informações."

O presidente Donald Trump ameaçou o México e o Canadá com tarifas de 25%, mas adiou a implementação em um mês na última segunda-feira, em troca de promessas dos dois países de combater as drogas e a imigração para os EUA. O México concordou em enviar 10.000 soldados da Guarda Nacional para a fronteira.

Gutierrez disse que chegou a Washington na segunda-feira, a pedido da presidente mexicana Claudia Sheinbaum, para se reunir com autoridades do governo do presidente Donald Trump.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...