HOME > Mundo

Macron: a França está pronta para participar de missão internacional de estabilização na Faixa de Gaza

O presidente francês disse que o seu país abrirá a embaixada na Palestina quando houver um cessar-fogo e a liberação de reféns

Emmanuel Macron (Foto: Li Rui/Xinhua)

247 - O presidente da França, Emannuel Macron, afirmou nesta segunda-feira (22) que o seu país está pronto para participar da missão internacional de estabilização na Faixa de Gaza e apoiar as forças de segurança do governo palestino interino.

O político francês anunciou o reconhecimento formal do Estado da Palestina durante a conferência da ONU sobre a solução de dois Estados. Macron acrescentou que a França abrirá sua embaixada na Palestina quando todos os reféns em Gaza forem libertados e um cessar-fogo for estabelecido.

“A França está pronta para contribuir com a missão internacional de estabilização em Gaza e, junto com a União Europeia, apoiar o treinamento e o fornecimento de equipamentos às forças de segurança palestinas”, disse Macron na 80ª sessão da Assembleia Geral da ONU.

Ao menos quatro países, além da França, reconheceram oficialmente o Estado da Palestina. Canadá, Portugal, Austrália e Reino Unido.

De acordo com o Ministério da Saúde da Faixa de Gaza, mais de 65 mil palestinos morreram desde outubro de 2023 após serem vítimas dos ataques das forças militares israelenses.

Uma equipe jurídica da África do Sul denunciou o governo de Israel na Corte Internacional de Justiça pelo crime de genocídio.O Tribunal Penal Internacional emitiu, em 2024, um mandado de prisão contra o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

Mas a ofensiva de Israel se expandiu no Oriente Médio. Países como Irã, Cisjordânia, Iêmen e Líbano também viraram alvos das forças israelenses.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...