Lula se encontrará com o Papa Leão XIV no Vaticano e discursará na FAO, em Roma, nesta segunda-feira
Presidente chega a Roma na manhã deste domingo, após parada em Cabo Verde
247 - Na próxima segunda-feira (13), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrará com o Papa Leão XIV no Vaticano. O encontro, que faz parte da agenda oficial do presidente em Roma, ocorre durante sua participação no Fórum Mundial da Alimentação e em reuniões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. A audiência foi confirmada pela Santa Sé, e acontecerá no contexto da Semana Mundial da Alimentação da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura).
Segundo o comunicado do Vaticano, durante a conversa, serão discutidos temas como segurança alimentar, combate à pobreza, desigualdade social e cooperação internacional. Essas áreas são de grande interesse tanto para o governo brasileiro quanto para o Vaticano. Este será o primeiro encontro de Lula com o Papa Leão XIV, sucessor de Francisco, e o presidente espera fortalecer os laços entre o Brasil e a Igreja Católica, especialmente em temas sociais. Anteriormente, Lula havia se reunido com outros papas, como João Paulo II, Bento XVI e Francisco, em diferentes momentos de seus mandatos.
Combate à fome
Ocorre na segunda-feira a abertura do Fórum Mundial da Alimentação, promovido pela FAO. Na sequência, Lula participa de uma reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, que é composta por ministros, representantes de governos, agências da ONU, bancos multilaterais e organizações da sociedade civil.
Co-presidido por Brasil e Espanha, o encontro ocorrerá em formato híbrido e vai avaliar o progresso da iniciativa desde sua criação, em 2024. A edição de 2025 será marcada por uma série de atividades comemorativas e de reconhecimento de boas práticas em segurança alimentar e agricultura sustentável.
A Aliança Global contra a Fome foi estabelecida como uma proposta da presidência brasileira no G20 para apoiar e acelerar os esforços para erradicar essa condição, a pobreza e reduzir as desigualdades.
O convite para a participação de Lula no Fórum partiu do diretor-geral da FAO, em julho, quando o presidente brasileiro foi informado de que o Brasil saiu do Mapa da Fome.
Lula embarcou para a Itália neste sábado e, após participar de reunião da FAO, em Roma, retornará ao Brasil na noite de segunda-feira. Ao chegar em Brasília, o presidente terá uma agenda focada em questões internas, incluindo discussões com a equipe econômica sobre a derrota da medida provisória do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), rejeitada pelo Congresso, e sobre os próximos passos para a escolha do novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), após o anúncio da aposentadoria de Luís Roberto Barroso.


