Lavrov e Guterres discutem Ucrânia e conflito israelo-palestino
Chanceler russo destacou necessidade de reformas na ONU com apoio amplo dos Estados-membros e pediu postura imparcial da Secretaria-Geral
247 – O chanceler russo, Sergey Lavrov, e o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, se reuniram à margem da Semana de Alto Nível da Assembleia Geral das Nações Unidas para debater dois dos principais focos de tensão no cenário internacional: a guerra na Ucrânia e o conflito israelo-palestino. A informação foi divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores da Rússia em comunicado, reproduzido pela agência TASS.
Segundo a chancelaria russa, houve “uma discussão detalhada sobre os problemas internacionais mais prementes, incluindo a situação em torno da Ucrânia e na zona do conflito israelo-palestino”.
Postura da ONU e reformas institucionais
Durante o encontro, Lavrov ressaltou a importância de que a Secretaria-Geral da ONU mantenha uma postura “imparcial e equidistante” diante das crises, em conformidade com o Artigo 100 da Carta das Nações Unidas. O chanceler também tratou do processo de reformas no organismo multilateral, no contexto da iniciativa “ONU80”, lançada por Guterres.
Para o ministro russo, qualquer mudança deve ser “bem calibrada”, preservando a estrutura institucional da organização e acontecendo “sob estrito controle dos Estados-membros” e com “o mais amplo apoio possível”.
Cooperação entre Rússia e ONU
O comunicado do Itamaraty russo ainda enfatizou que Moscou e a ONU reafirmaram a determinação de fortalecer a cooperação. “O lado russo destacou seu compromisso com o papel central de coordenação da organização nos assuntos globais e com os princípios da Carta da ONU em sua totalidade”, afirmou a nota oficial.
O encontro ocorre em um momento de intensas pressões sobre a ONU para lidar com conflitos simultâneos em diferentes regiões, diante da percepção de que sua atuação tem sido limitada pela falta de consenso entre as principais potências globais.