HOME > Mundo

Itamaraty repudia atentado terrorista na Caxemira

Ataque a tiros matou 26 pessoas e deixou outras 17 feridas

Policiais indianos pem um posto de controle após um suposto ataque militante, perto de Pahalgam, no distrito de Anantnag, no sul da Caxemira - 22 de abril de 2025 (Foto: REUTERS/Stringer)

247 - O Ministério de Relações Exteriores divulgou uma nota nesta quarta-feira (23) em que repudia o ataque terrorista em Pahalgam, destino turístico na Caxemira, na Índia. 26 pessoas morreram em 17 ficaram feridas após supostos militantes atirarem contra turistas na terça-feira (22). O ataque foi considerado o pior do tipo em quase 20 anos no país.

“O governo brasileiro tomou conhecimento, com consternação, do atentado ocorrido na localidade de Pahalgam, na região da Caxemira, que causou elevado número de vítimas fatais e feridos, em 22 de abril. O governo brasileiro reafirma seu repúdio a todo ato de terrorismo, transmite suas sentidas condolências às famílias das vítimas, estende aos feridos votos de plena e rápida recuperação e expressa sua solidariedade ao governo e ao povo da Índia. Não se tem notícia de nenhum cidadão brasileiro vítima do ataque”, diz a nota do Itamaraty.

Um grupo militante pouco conhecido, chamado "Resistência da Caxemira", assumiu a responsabilidade pelo ataque em uma mensagem nas redes sociais. A organização expressou descontentamento com o fato de mais de 85 mil "forasteiros" terem se estabelecido na região, provocando uma "mudança demográfica".

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...