HOME > Mundo

Itália vai às ruas contra a guerra e o rearmamento europeu

Milhares protestam em Roma contra a OTAN

Sede da Otan em Bruxelas (Foto: REUTERS/Yves Herman/)

247 - Milhares de pessoas saíram às ruas neste sábado (21) em Roma, capital da Itália, para protestar contra o rearmamento da Europa e em defesa da paz mundial. A manifestação nacional, organizada por uma ampla rede de partidos de esquerda, movimentos sociais, sindicatos e entidades pacifistas, foi convocada pela Confederação Geral do Trabalho Italiana (CGIL) e outros grupos, como a Rede Italiana pela Paz e Desarmamento, a ARCI e a Attac. As informações são da agência Prensa Latina.

A mobilização ocorre no contexto da próxima cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), que será realizada nos dias 24 e 25 de junho, na cidade de Haia, na Holanda. Os protestos também respondem a um cenário internacional cada vez mais tensionado, com a escalada do conflito no Oriente Médio e a persistência da guerra na Ucrânia.

Em nota oficial, a CGIL alertou que “a mobilização assume uma importância ainda maior à luz dos últimos acontecimentos no Oriente Médio entre Israel e Irã, que ameaçam expandir o cenário de guerra globalmente; o cerco e o massacre em andamento na Faixa de Gaza; e uma guerra aparentemente sem fim na Ucrânia”.

Sob o lema “Não ao rearmamento”, os organizadores destacam que a marcha representa um chamado à paz, ao diálogo e à diplomacia em vez da militarização. “Somente juntos podemos construir uma barreira contra a guerra, o genocídio e o autoritarismo”, afirmam os promotores do ato.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...