Israel permitirá que países estrangeiros enviem ajuda para Gaza, diz rádio do exército israelense
Decisão entrará em vigor nesta sexta-feira, após bloqueio imposto em março e denúncias de desnutrição severa entre crianças palestinas
DUBAI, 25 de julho (Reuters) - Israel permitirá que países estrangeiros enviem ajuda humanitária para Gaza a partir de sexta-feira, disse uma autoridade militar citada pela rádio do exército israelense.
Um porta-voz militar israelense não respondeu imediatamente a um pedido de comentário da Reuters sobre o relatório.
O Ministério da Saúde de Gaza diz que mais de 100 pessoas morreram de fome no enclave palestino desde que Israel cortou o fornecimento ao território em março.
Israel, que está em guerra com o grupo militante palestino Hamas em Gaza desde outubro de 2023, suspendeu o bloqueio em maio, mas implementou restrições que, segundo ele, são necessárias para impedir que a ajuda seja desviada para grupos militantes.
Nas duas primeiras semanas de julho, a agência da ONU para a infância, UNICEF, tratou 5.000 crianças com desnutrição aguda em Gaza.
O chefe da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse na quarta-feira que Gaza estava sofrendo fome em massa causada pelo bloqueio de ajuda ao enclave.
Reportagem de Jana Choukeir e Charlotte Greenfield, Edição de William Maclean e Timothy Heritage