HOME > Mundo

Israel diz que lançou ataques contra bases militares do Irã; países seguem disparando mísseis

Defesa aérea iraniana continua a repelir os ataques israelenses

Ilustração com bandeiras de Israel e do Irã (Foto: REUTERS/Dado Ruvic)

247 - A aviação de Israel realizou ataques contra instalações de defesa do Irã, localizadas a mais de 1.500 quilômetros de seu território, informaram neste sábado (14) as Forças de Defesa de Israel (FDI). A reportagem é do RT. 

“Pela primeira vez desde o início da guerra, a mais de 1.500 km do território israelense, a Força Aérea de Israel atacou instalações de defesa na região de Teerã”, declarou o comandante da Força Aérea israelense, Tomer Bar. As FDI informaram, citando Bar, que a aviação israelense realizou durante a noite uma série de ataques em Teerã. No total, as forças israelenses atingiram dezenas de alvos, incluindo infraestrutura de mísseis terra-ar.

“Esses ataques têm importância operacional e nacional. Danificamos — e continuaremos a danificar — locais estratégicos e fontes de conhecimento do inimigo”, afirmou Bar.

“Decidimos agir diante de uma ameaça existencial contra nossos civis, com profissionalismo, determinação e precisão”, completou.

Israel lançou a primeira ofensiva militar na madrugada de 13 de junho contra instalações nucleares, altos comandos militares, cientistas e outras infraestruturas do Irã. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, declarou que Israel atacou “o coração do programa de enriquecimento nuclear do Irã e seus esforços de armamento nuclear”.

Por sua vez, a defesa aérea iraniana começou na sexta-feira a repelir os ataques israelenses, lançando mais de 100 drones e mísseis balísticos contra o território israelense como parte de sua resposta imediata.

Desde então, os dois países seguem trocando ataques.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...