HOME > Mundo

Irã acusa ONU e AIEA de omissão diante dos ataques dos EUA a instalações nucleares iranianas

Diplomata afirmou que a ofensiva norte-americana mostra a “falência moral, política e legal” do sistema internacional de segurança

Bandeira da ONU (Foto: Valery Sharifulin/TASS)

247 – O embaixador do Irã na Organização das Nações Unidas (ONU), Amir Saeid Iravani, criticou duramente, neste domingo (22), a atuação de instituições internacionais diante dos recentes ataques dos Estados Unidos e de Israel a instalações nucleares iranianas.

Em discurso no Conselho de Segurança, Iravani acusou a ONU e a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) de omissão e afirmou que a ofensiva norte-americana mostra a “falência moral, política e legal” do sistema internacional de segurança.

“A missão de oito décadas de prevenção da guerra e da agressão é vazia e sem poder na prática”, afirmou o diplomata. “O ataque aos locais nucleares do Irã, sob a segurança da AIEA, é uma desgraça que permanecerá como uma mancha na credibilidade destes organismos internacionais.”

Iravani classificou a ofensiva como uma ação ilegal conduzida por dois Estados-membros da ONU. O diplomata ainda retomou críticas antigas à política externa dos EUA, citando intervenções anteriores no Iraque, Afeganistão e Líbia.

“Da invasão ilegal do Iraque e do Afeganistão até a intervenção catastrófica na Líbia, os Estados Unidos ignoraram o tratado da ONU e destabilizaram a região por décadas”, afirmou.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...