TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Intel anuncia aposentadoria de três vice-presidentes em meio a cortes e reestruturação interna

      Saída de executivos ocorre em meio à reestruturação promovida pelo novo CEO, Lip-Bu Tan, que planeja reduzir 22% da força de trabalho até o fim do ano

      (Foto: Reuters/Fabian Bimmer)
      Luis Mauro Filho avatar
      Conteúdo postado por:

      SAN FRANCISCO, 31 de julho (Reuters)  - Três altos executivos das operações de manufatura da Intel vão se aposentar, informou a empresa à Reuters nesta quinta-feira (31), em meio a uma ampla reestruturação conduzida pelo novo CEO, Lip-Bu Tan, com o objetivo de recuperar o desempenho da fabricante de chips dos Estados Unidos.

      De acordo com a companhia, os vice-presidentes corporativos do grupo de desenvolvimento de tecnologia, Kaizad Mistry e Ryan Russell, além de Gary Patton, vice-presidente corporativo da organização Design Technology Platform — e ex-executivo da IBM —, anunciaram suas aposentadorias em comunicado interno enviado na terça-feira (29).

      Duas fontes com conhecimento do assunto relataram que a Intel também está promovendo mudanças no grupo de desenvolvimento de tecnologia, responsável pelos processos de fabricação da empresa. A reformulação inclui a redução da equipe de planejamento de capacidade de produção e cortes no time de engenharia.

      Procurada, a Intel não comentou as alterações.

      As operações de manufatura da empresa estão atualmente sob liderança de Naga Chandrasekaran, ex-executivo da Micron Technology, contratado há cerca de um ano pelo então CEO Pat Gelsinger. Em março, Chandrasekaran teve suas atribuições ampliadas, assumindo também o comando do desenvolvimento tecnológico. Desde então, promoveu uma reestruturação interna, incluindo demissões, como parte de cortes globais realizados pela companhia.

      Durante a divulgação dos resultados financeiros do último trimestre, na semana passada, o CEO Lip-Bu Tan — que assumiu o comando da Intel em março — anunciou a meta de reduzir o quadro de funcionários da empresa para 75 mil pessoas até o fim de 2025, o que representa uma diminuição de aproximadamente 22%. Ele também afirmou que a companhia adotará uma postura mais criteriosa em relação aos investimentos em manufatura.

      Tan destacou que o futuro processo de fabricação da Intel, o 14A, dependerá da conquista de um novo cliente estratégico. Caso não haja comprometimento por parte de grandes clientes externos, a empresa poderá suspender ou até interromper o desenvolvimento da tecnologia.

      “Estamos desenvolvendo o Intel 14A do zero, em estreita parceria com grandes clientes externos”, afirmou Tan em um memorando divulgado junto aos resultados trimestrais. “Daqui em diante, nosso investimento no Intel 14A dependerá de compromissos confirmados desses clientes.”

      O CEO também indicou aos investidores que a tecnologia 18A da Intel só seria financeiramente viável se empregada nos próprios produtos da empresa. Segundo informações da Reuters, Tan teria avaliado encerrar a oferta da tecnologia 18A para clientes externos e concentrar os esforços no 14A.

      Apesar disso, a Intel mantém o plano de iniciar ainda este ano a produção em larga escala dos chips Panther Lake, destinados a computadores pessoais, utilizando o processo 18A.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...