HOME > Mundo

Influenciador trumpista é baleado em universidade nos EUA

Charlie Kirk foi atingido durante palestra na Universidade Utah Valley, em Orem, Utah, e um suspeito foi detido

O ativista e comentarista de direita dos EUA, Charlie Kirk, aparece em um evento de palestra da Universidade de Utah Valley em Orem, Utah, EUA, em 10 de setembro de 2025 (Foto: Trent Nelson/The Salt Lake Tribune)

WASHINGTON, 10 de setembro (Reuters) - O ativista e comentarista de direita norte-americano Charlie Kirk foi baleado na quarta-feira em um evento na Universidade Utah Valley, em Orem, Utah, e um suspeito estava sob custódia.

Kirk, de 31 anos, é um aliado influente do presidente Donald Trump e cofundador da Turning Point USA, a maior organização conservadora de jovens do país. Ele foi levado a um hospital, informou a Fox News.

"Charlie Kirk foi baleado na Universidade de Utah Valley. Estado de saúde desconhecido", disse um porta-voz de Kirk à emissora.

Clipes de vídeo do incidente, gravados em celulares e circulando nas redes sociais, mostraram Kirk discursando para uma grande multidão ao ar livre quando um forte estalo, semelhante a um tiro, foi ouvido. Kirk pode ser visto levando brevemente a mão ao pescoço ao cair da cadeira, fazendo os presentes correrem.

"Um tiro foi disparado de um prédio próximo e temos um suspeito sob custódia", disse um porta-voz da universidade à Reuters por e-mail.

A emissora de TV local KSL-TV exibiu um vídeo de um homem mais velho vestindo uma camisa azul sendo levado pela polícia após o ataque.

Kirk e a Turning Point USA desempenharam um papel fundamental na mobilização do apoio jovem a Trump em novembro. Seus eventos em campi universitários por todo o país costumam atrair grandes multidões.

"Todos nós devemos rezar por Charlie Kirk, que foi baleado", disse Trump no X. "Um grande sujeito do começo ao fim. DEUS O ABENÇOE!"

Agentes do FBI e do Departamento de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos estavam no local, disse a procuradora-geral Pam Bondi no X.

Kirk tem sido uma voz influente do movimento conservador. Ele tem 5,2 milhões de seguidores no X e apresenta um podcast e programa de rádio popular, "The Charlie Kirk Show". Recentemente, ele também coapresentou o "Fox & Friends" na Fox News.

O ataque a Kirk ocorreu em meio a um aumento na violência política nos últimos anos.

Em julho de 2024, Trump foi atingido de raspão por um tiro disparado por um atirador durante um evento de campanha em Butler, Pensilvânia. Uma segunda tentativa de assassinato dois meses depois foi frustrada por agentes federais.

Em abril, um incendiário invadiu a residência do governador da Pensilvânia, Josh Shapiro, e ateou fogo enquanto a família estava lá dentro.

No início deste ano, um atirador se passando por policial em Minnesota assassinou a deputada estadual Melissa Hortman e seu marido e atirou no senador John Hoffman e sua esposa. E em Boulder, Colorado, um homem usou um lança-chamas improvisado e coquetéis molotov para atacar um evento de solidariedade aos reféns israelenses, matando uma mulher e ferindo pelo menos outras seis.

Políticos republicanos e democratas expressaram apoio a Kirk após o tiroteio.

"A violência política NUNCA é aceitável", disse Hakeem Jeffries, líder democrata na Câmara dos Representantes dos EUA, no X. "Meus pensamentos e orações estão com Charlie Kirk e sua família."

O presidente republicano da Câmara, Mike Johnson, escreveu no X: "Junte-se a nós em oração por nosso bom amigo, Charlie Kirk."

Reportagem de Jasper Ward, Andrew Hay, Brad Brooks, Helen Coster, Jim Oliphant, Jana Winter e Joseph Ax; Edição de Paul Thomasch e Rosalba O'Brien

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...