Greta Thunberg lança nova flotilha para levar ajuda humanitária a Gaza
Iniciativa reunirá dezenas de barcos e ativistas de 44 países
247 - Uma nova flotilha internacional com ajuda humanitária partirá rumo à Faixa de Gaza no dia 31 de agosto, com o objetivo declarado de “romper o bloqueio ilegal israelense”. O anúncio foi feito no domingo (10), por meio do Instagram, pela ativista sueca Greta Thunberg, que integrará a iniciativa.
Segundo Greta, será iniciada "a maior tentativa já realizada de romper o bloqueio ilegal israelense de Gaza, com dezenas de barcos partindo da Espanha. Nos uniremos a outras dezenas em 4 de setembro, que zarparão da Tunísia e de outros portos”.
O movimento, batizado de Global Sumud Flotilla, contará com a presença de artistas como a atriz Susan Sarandon e os atores Gustaf Skarsgård e Liam Cunningham, além de ativistas de 44 países. O site oficial da organização, que não informa o número exato de embarcações, descreve o grupo como “independente” e “não afiliado a qualquer governo ou partido político”.
Participação internacional e histórico de tentativas
A iniciativa foi anunciada semanas após uma tentativa frustrada de entregar ajuda humanitária à região, também com a participação de Thunberg.
Na ocasião, o veleiro Madleen, que transportava 12 ativistas de nacionalidades como França, Alemanha, Brasil, Turquia, Suécia, Espanha e Países Baixos, foi interceptado pelas forças israelenses em 9 de junho, a 185 quilômetros a oeste da costa de Gaza. Todos os participantes foram expulsos pelo governo de Israel.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: