HOME > Mundo

Governo holandês assume o controle da fabricante de chips Nexperia, de propriedade chinesa

Segundo autoridades holandesas, há receios de que tecnologia crítica pudesse ser transferida indevidamente para uma controladora chinesa

Um funcionário trabalha com uma pastilha em uma linha de produção da empresa holandesa de semicondutores Nexperia, em Hamburgo, Alemanha (Foto: Fabian Bimmer/Reuters)

247 - O governo dos Países Baixos interveio na controle da empresa de chips Nexperia, de propriedade chinesa, marcando uma ação pouco usual e gerando atrito diplomático. A informação é da agência Reuters. A intervenção foi justificada pelas autoridades holandesas com receios de que tecnologia crítica pudesse ser transferida indevidamente para a controladora chinesa, a Wingtech.

Embora o governo neerlandês não passe a ser proprietário formal da Nexperia, ele adquiriu poderes para vetar ou reverter decisões administrativas que julgar prejudiciais. A empresa Nexperia, com sede em Nijmegen e focada na fabricação de chips para automóveis e eletrônicos de consumo, operava sob controle total da Wingtech desde sua aquisição por cerca de US$ 3,63 bilhões em 2018.

Segundo o comunicado oficial, sua produção não foi interrompida pela intervenção.Para legitimar a medida, o governo holandês invocou poderes previstos na lei nacional chamada “Availability of Goods Act”, jamais utilizados anteriormente nesse tipo de cenário. A notícia causou queda de cerca de 10 % nas ações da Wingtech na Bolsa de Xangai.

A Wingtech reagiu acusando a intervenção de “excessiva interferência movida por viés geopolítico”. A empresa afirmou que recorrerá à assessoria jurídica e buscará apoio governamental para proteger seus interesses.

Em paralelo, um tribunal em Amsterdã suspendeu o presidente da Wingtech, Zhang Xuezheng, dos conselhos de administração da Nexperia, e ordenou que fosse nomeado um diretor independente não chinês com poder decisório para substituir suas funções. A decisão holandesa agrava tensões no contexto global de disputa por controle tecnológico, especialmente em setores estratégicos como o de semicondutores.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...