TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Governo dos Estados Unidos endurece regras para renovação de vistos

      Novas diretrizes restringem isenção de entrevista presencial para solicitantes de vistos não imigrantes a partir de setembro de 2025

      Bandeira dos Estados Unidos. Foto: Sam Howzit/Flickr/Creative Commons
      Redação Brasil 247 avatar
      Conteúdo postado por:

      247 – O governo dos Estados Unidos anunciou, em 25 de julho de 2025, mudanças significativas nas regras para isenção de entrevistas na renovação de vistos não imigrantes. As novas diretrizes, publicadas pelo Departamento de Estado no site oficial Travel.State.Gov do Bureau of Consular Affairs, entram em vigor em 2 de setembro de 2025 e reduzem o número de categorias elegíveis para dispensar a entrevista presencial com um oficial consular.

      Segundo o comunicado, todos os solicitantes de vistos não imigrantes — inclusive menores de 14 anos e maiores de 79 — deverão, como regra geral, comparecer pessoalmente a uma entrevista, exceto nos seguintes casos:

      •  Solicitantes classificados sob os símbolos de visto A-1, A-2, C-3 (exceto atendentes, empregados domésticos ou pessoais de autoridades credenciadas), G-1, G-2, G-3, G-4, NATO-1 a NATO-6 ou TECRO E-1;
      •  Solicitantes de vistos diplomáticos ou de natureza oficial;
      •  Solicitantes que renovem um visto de validade integral B-1, B-2, B1/B2 ou um Border Crossing Card/Foil (para cidadãos mexicanos), desde que o pedido seja feito até 12 meses após o vencimento do visto anterior e que o requerente tivesse pelo menos 18 anos na data de emissão do documento anterior.

      Para ter direito à isenção na renovação, dentro da terceira categoria, é preciso ainda cumprir condições adicionais: apresentar o pedido no país de nacionalidade ou residência, não ter histórico de recusa de visto (a menos que esta tenha sido revertida ou dispensada) e não possuir nenhuma inelegibilidade aparente ou potencial.

      O Departamento de Estado destaca que, mesmo em casos que atendam aos critérios de dispensa, os oficiais consulares poderão exigir entrevistas presenciais a seu critério. Recomenda-se que os solicitantes consultem os sites das embaixadas e consulados para obter informações detalhadas sobre procedimentos, requisitos e status de funcionamento.

      A nova política substitui a regra anterior, vigente desde 18 de fevereiro de 2025, e representa um endurecimento nos processos para obtenção e renovação de vistos não imigrantes.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...