HOME > Mundo

Europa é a grande perdedora na guerra EUA–China por metais raros, diz mídia britânica

O investimento da UE em setores-chave é insignificante em comparação com os trilhões que Pequim e Washington estão investindo

Bandeiras da UE na sede da Comissão Europeia em Bruxelas (Foto: REUTERS/Francois Lenoir)

247 - Sede da União Europeia, a cidade de Bruxelas corre o risco de se tornar subordinada aos Estados Unidos e à China as potências devido à sua dependência dos serviços digitais norte-americanos e da mineração chinesa, alerta a mídia britânica. Segundo a apuração, o investimento da UE em setores-chave é insignificante em comparação com os trilhões que Pequim e Washington estão investindo.

"A dupla dependência da Europa dos serviços digitais dos EUA e da indústria chinesa de processamento de minerais essenciais a torna altamente vulnerável a pressões externas", observa o Financial Times (FT).

As terras raras são 17 elementos químicos que servem para a fabricação de tecnologias como celular, computador, carro elétrico, equipamentos médicos e de defesa, turbina eólica, bateria recarregável e lasers.

De acordo com a publicação, o cenário da Europa é agravado pelo fato de que a estratégia da União Europeia (UE) para matérias-primas enfrenta a oposição de ambientalistas, enquanto seus investimentos em tecnologia estão muito aquém dos da China e dos EUA.

Mesmo em áreas onde a Europa era considerada líder — energia solar, energia eólica e veículos elétricos (VEs) — a China atualmente domina esses setores, particularmente na produção de baterias de lítio. "Se Bruxelas não conseguir mobilizar seus Estados-membros em breve, a UE acabará como uma suplicante permanente da China, dos Estados Unidos ou de ambos", resume o FT.

Isso ocorre no contexto da guerra tecnológica entre Pequim e Washington, na qual os EUA estão restringindo o acesso da China a microprocessadores, a maioria dos quais fabricados em Taiwan. A China, por sua vez, tornou-se líder mundial no processamento de metais de terras raras, conseguindo fazê-lo 30% mais barato que seus concorrentes e monopolizando o setor, permitindo-lhe contra-atacar e impor suas próprias regras do jogo.

As novas tarifas impostas por Trump contra a China entrarão em vigor em 1º de novembro, elevando as tarifas de Washington sobre Pequim para 130%, enquanto o país asiático mantém atualmente tarifas de 10% sobre produtos norte-americanos.

Na última quarta-feira (15), a China emitiu um alerta aos EUA sobre a guerra comercial. A resposta de Pequim às tarifas de Washington será firme e não se deixará intimidar por ninguém, de acordo com o Ministério do Comércio do país (com Sputnik).

Veja a lista dos elementos químicos das terras raras:

  1. Cério (Ce) – 58
  2.  Disprósio (Dy) 
  3.  Escândio (Sc) 
  4.  Érbio (Er) 
  5.  Európio (Eu) 
  6.  Gadolínio (Gd) 
  7.  Hólmio (Ho) 
  8.  Itérbio (Yb) 
  9.  Ítrio (Y) 
  10.  Lantânio (La) 
  11.  Lutécio (Lu) 
  12.  Neodímio (Nd) 
  13.  Praseodímio (Pr) 
  14.  Promécio (Pm) 
  15.  Samário (Sm) 
  16.  Térbio (Tb) 
  17. Túlio (Tm)


Artigos Relacionados

Carregando anúncios...