Nathalia Urban por Milenna Saraiva

Esta seção é dedicada à memória da jornalista Nathalia Urban, internacionalista e pioneira do Sul Global

Nathalia Urban
HOME > Sul Global

Responsabilidade digital: China exige diploma de influenciadores em conteúdos técnicos

Formadores de opinião deverão comprovar certificações antes de publicar vídeos ou lives no país asiático

Bandeira da China e logos de plataformas digitais (Foto: Divulgação I Reuters)

247 - O governo chinês criou novas regras para influenciadores digitais comentarem sobre temas como finanças, direito ou medicina. As pessoas formadoras de opinião deverão comprovar certificações ou formação na área antes de publicar vídeos ou lives. 

Em comunicado conjunto, a Administração do Ciberespaço da China (CAC) e o Ministério da Cultura e Turismo da República Popular da China, afirmaram que a medida tem como objetivo “padronizar o comportamento dos criadores de conteúdo e reforçar a ética profissional na internet”. 

Além da exigência de formação, as plataformas chinesas precisarão verificar credenciais dos criadores, identificar quando o conteúdo for gerado por inteligência artificial ou incluir dramatizações, e garantir que não haja publicidade disfarçada. 

De acordo com o governo chinês, é necessário preservar a ordem pública e a soberania da internet do país asiático. A liberdade de expressão deve conviver com a responsabilidade coletiva e com a proteção dos mais vulneráveis, alertaram autoridades da China. 

Carregando anúncios...