EUA permitem que Israel ataque o Irã, diz presidente iraniano
Masoud Pezeshkian destacou que "o povo iraniano deve se unir e resistir firmemente à agressão"
247 - O presidente persa, Masoud Pezeshkian, afirmou que os Estados Unidos são responsáveis pela agressão de Israel ao Irã, informa a TASS.
"Em total desrespeito a todas as normas do direito internacional, os Estados Unidos permitem que Israel cometa agressões e ataque nosso país", declarou Pezeshkian em um discurso ao parlamento iraniano.
"Não fomos nós que procuramos ou iniciamos esta guerra. Não fomos nós que matamos oficiais militares de alta patente e cientistas — foram esses terroristas", ressaltou o presidente iraniano. "Não somos os agressores. Hoje, precisamos de unidade e solidariedade mais do que nunca; o povo iraniano deve se unir e resistir fortemente à agressão", acrescentou.
O presidente dos EUA, Donald Trump, declarou anteriormente que Washington estava ciente dos planos de Israel para atacar o Irã.
Na madrugada do dia 13 de junho, Israel lançou a Operação Leão em Ascensão, direcionada contra o programa nuclear iraniano. O Irã respondeu em menos de 24 horas. Os dois países voltaram a trocar ataques no dia 14 e na madrugada do dia 15. Ambas as partes relataram vítimas e danos, e reconheceram que diversas instalações foram atingidas, embora tenham afirmado que os estragos foram leves.